Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) firmou parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) para implantar o projeto “Nós Propomos”. A iniciativa, que tem na coordenação o professor João Bazolli, do curso de Direito da UFT, visa estabelecer entre estudantes da 3ª série do ensino médio, características de liderança, protagonismo e civilidade, através de atividades que visam estabelecer uma ligação entre escola e comunidade para melhorias locais em setores de Palmas.

Inicialmente, o projeto será implantado como um piloto e será desenvolvido apenas com escolas da Capital, tendo como meta a expansão para o interior tocantinense. “Nós já nos reunimos com a Diretoria Regional de Educação de Palmas e vamos desenvolver os trabalhos em escolas que toparem participar”, destacou Júlio César da Rocha, representante da Seduc no “Nós Propomos”.

O projeto tem como metodologia, estabelecer grupos de trabalho formados por quatro estudantes orientados por professores das escolas. A partir da formação dos grupos de trabalho, os estudantes deverão percorrer as quadras no entorno das escolas para analisar e identificar problemas que possam existir. “Seja na questão de acessibilidade, lotes baldios acumulando lixo, infraestrutura das ruas, sinalização”, explicou Júlio.

A partir destas análises locais e de contato com os moradores das quadras, os estudantes poderão levar as demandas, após estudos juntamente com as equipes da UFT e da Seduc, a audiências públicas onde as propostas de melhorias poderão ser levadas ao Legislativo e ao Executivo municipal. “Os trabalhos serão focados na questão do urbanismo. Os alunos fazem os apontamentos e depois se reúnem com a equipe da universidade e da Secretaria. Posteriormente serão realizadas plenárias para o encaminhamento de propostas”, pontuou o técnico da Seduc.

Nós Propomos

O Projeto Nós Propomos é uma iniciativa criada pela Universidade de Lisboa e já apresentou bons resultados na capital portuguesa, bem como na cidade de Bruxelas, na Bélgica. No Tocantins, a meta da organização do projeto é iniciar sua implantação por Palmas e, posteriormente, estender a iniciativa para o interior do Estado. (Ascom / Seduc)