Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Valério Zelaya

Com mais de cem horas de evento, entre apresentações como dança dos povos indígenas, oficinas, shows dos cancioneiros Xangai e Juraíldes da Cruz, além de destaques da nova música instrumental brasileira, assim terminou a 1ª Mostra de Música Instrumental Cultura Popular. O evento foi realizado no Distrito de Taquaruçu, de sexta-feira, 10, a domingo, 12.

Segundo os organizadores, no Mutum, foliões e cancioneiros e cantadores indígenas encontraram com o jazz, o choro, o blues, o forró e o samba e inúmeros outros gêneros musicais. E as cachoeiras, trilhas dos vales de Taquaruçu, distrito de Palmas, foi palco dessa intensa experiência cultural.

O Mutum teve abertura oficial na sexta-feira, 10, com o Encontro de Cantadores Indígenas, no sumidouro da praça Joaquim Maracaípe, onde indígenas das etnias Apinajé, KraôJavaé e Karajá participaram da Cantoria, um momento inédito, dedicado à celebração da riqueza musical de séculos de histórias. E foi encerrado no domingo, 12, com os shows dois dos maiores cantores e compositores brasileiros, Juraíldes da Cruz, e o violeiro Xangai, que é considerado como o melhor intérprete de compositores eruditos.

Para a estudante de Goiânia, Letícia da Silva, eventos como esses proporciona ao turista a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura local. “Estou aqui há uma semana, e estou encantada", disse.

Para o diretor cultural do Mutum, J. Bulhões, realizar este evento é muito importante para o resgate da cultura tocantinense. “Queremos por meio deste evento fortalecer a música instrumental no Tocantins, e as tradições das culturas aqui representando pelos indígenas e catireiros”, afirmou o diretor.

O projeto faz parte da programação da Temporada de Férias da Capital, realizado pela DB Produções Musicais, pela ONG Casa da Árvore e pelo Ministério da Cultura, em parceria com o Itaú Cultural, que o selecionou por meio do programa Rumos, e apoio da Casa do Artesão de Taquaruçu, Agência Municipal de Turismo, Jubalina Produções e Sebrae. (Com informações Secom Palmas)