Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Em sentença publicada nesta segunda-feira (13/07) o juiz da 4ª Vara Criminal da Comarca de Palmas, Luiz Zilmar dos Santos Pires, condenou Lizione Silva da Paz, de 23 anos de idade, a 12 anos de prisão e 1.600 dias multa pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. A sentença, publicada desmembra a ação penal em relação a Sérgio Fonseca de Araújo, companheiro da acusada e réu na mesma ação penal (Autos Nº: 0024759-74.2014.827.2729), por se encontrar preso no Estado do Pará.

Lizione e Sérgio foram denunciados em 2014 após a mulher ter sido detida em flagrante quando embarcava na rodoviária de Palmas, com destino a cidade de Parauapebas (Pará), com 996,8 gramas de pasta base de “cocaína” em sua mala de viagem, além de um celular e R$ 539 em dinheiro. Consta no processo que os dois mantinham relacionamento amoroso e estavam associados para o tráfico, com a acusada realizando cinco viagens entre as cidades no primeiro semestre do ano passado.

Conforme a sentença, em interrogatório judicial a ré negou ligação do companheiro com o episódio, mas confirmou que aceitara a proposta de um empresário de Parauapebas para realizar o carregamento em troca de R$ 2 mil. Afirmou, ainda, que as viagens para Palmas seriam para fazer "programas" com chegada à noite e regresso de madrugada com pernoites na casa de uma tia.

Também em depoimento a tia da acusada afirmou que a sobrinha chegava sem avisar à noite e retornava por volta de 5 horas da madrugada, em situação semelhante ao dia da prisão em flagrante.

O juiz anotou na sentença que o contexto probatório do processo e a confissão da acusada caracterizam "nitidamente" infração ao disposto no artigo 33 da Lei 11.343/06 (tráfico de drogas) e também crime de associação para o tráfico de drogas (artigo 35 da mesma lei). Ele fixou o regime fechado para o cumprimento da pena.