Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Os alunos que fazem parte do Projeto Balé Popular do Tocantins estão com os ensaios intensificados, pois nesta segunda feira, 20, embarcam rumo a Joinville, Santa Catarina para participarem do 33º Festival de dança da cidade. A mostra reúne dançarinos de todo o Brasil e do exterior. O grupo tocantinense foi classificado num universo de 2.526 coreografias inscritas, e ficou entre as 453 que foram aprovadas. Nesta sexta, 17, ás 18h, no Colégio Militar de Palmas, o grupo  realiza o último ensaio, como também finaliza os detalhes rumo  ao estado catarinense.  

De acordo com informações da organização do Festival, participaram da seleção 614 grupos de todas as regiões do Brasil, Argentina, Paraguai e Rússia. Para a Mostra Competitiva foram aprovados 172 trabalhos, dos quais 32 foram aceitos para a Meia Ponta e 249 admitidos para os Palcos Abertos. E neste universo o grupo de Balé Popular do Tocantins se apresentará com 4 coreografias, sendo que é a primeira vez que os alunos são classificados para a Mostra Competitiva com a coreografia “Os Espantalhos”, gênero dança popular. 

Já na mostra em Palco Aberto, o grupo tocantinense se apresentará com espetáculo coreográfico “Sou desejo, sou energia, sou vida”, dentro do gênero dança popular como jazz e zoock. Os trabalhos são coordenados pelo coreógrafo Jefferson Marques que deste o início de maio vem realizando os ensaios com o grupo, tendo como cenário as estruturas do Colégio Militar de Palmas. 

Para o coreógrafo Jefferson Marques, a classificação para o Festival por si só representa uma vitória, pois vai possibilitar a troca de experiência com grupos de dança de todo o país e do exterior. “Estamos bastante ansiosos e nos dedicando ao máximo para fazer bonito e representar bem o Tocantins”, disse o coreógrafo. 

O grupo de Balé Popular do Tocantins é composto por cerca de 80 alunos da rede pública de ensino e agrega estudantes da faixa etária de 05 a 25 anos, sendo que 20 alunos deste total embarcam para Joinville nesta segunda-feira. O 33º Festival de Dança de Joinville acontece de 22 de julho a 1º de agosto.

Festival de Dança

O Festival de Dança de Joinville é um festival de dança que ocorre todos os anos no mês de julho na cidade de Joinville, Santa Catarina. Foi criado em 1983 pelo professor de balé Carlos Tafur e a artista plástica Albertina Tuma e atualmente é considerado, pelo Livro Guinness dos Recordes, como o maior evento no mundo em número de participantes - cerca de 4.500 bailarinos. Cada edição do festival dura em torno de duas semanas, geralmente nas duas últimas semanas de julho. Junto com o festival, vários outros eventos acontecem, como a Mostra de Dança Contemporânea (não competitiva), o Festival Meia Ponta (para crianças), a Feira da Sapatilha, o Encontro das Ruas, Rua da Dança, Palcos Abertos e Passarela da Dança.