Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Luiz Melchíades  Nova diretoria do Conselho Estadual de Educação escolhida para o biênio 2015-2017 Nova diretoria do Conselho Estadual de Educação escolhida para o biênio 2015-2017

Tomaram posse na manhã desta quarta-feira, 5, os novos membros do Conselho Estadual de Educação (CEE) do Tocantins, para o biênio 2015-2017. A nova gestão do CEE será presidida pelo superintendente de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Maurício Reis Sousa do Nascimento. Além do presidente, foram empossados oito conselheiros para compor a nova gestão, entre representantes da Seduc, de entidades particulares de ensino, pais e alunos, ensino superior Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (Sintet) e da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Tocantins.

Durante a cerimônia, o secretário Adão Francisco de Oliveira reforçou a importância da implementação do Plano Estadual de Educação, ação que foi coordenada pelo Conselho. Segundo ele, as 22 metas pactuadas em conjunto com a sociedade e todas as instituições de ensino, serão executadas durante os 10 anos de vigência do atual PEE. Neste processo, o secretário afirmou ainda que a atuação do Conselho de Educação é essencial, tendo em vista o cumprimento do seu papel, de fiscalização e assessoramento.

“Intencionamos que o Conselho, de fato, assuma o processo de apoiador no desenvolvimento da educação. Fizemos um planejamento para permitir que esse desenvolvimento possa estruturar as condições do desenvolvimento social e econômico do Estado, nos próximos 30 anos”, afirmou.

Novo presidente

De acordo com o secretário, a escolha do novo presidente foi baseada na experiência e trajetória na área e lutas por políticas públicas para a educação.  “O professor Maurício é um profissional extremamente qualificado. O nosso critério de escolha passou por essa intenção e isonomia com relação à sua experiência e trajetória enquanto um sujeito que discute e vivencia a educação”, explicou.

À frente do CEE-TO, Maurício Reis ressaltou que também pretende trabalhar para cumprir as metas estabelecidas no Plano Estadual de Educação, além de assessorar na implementação de políticas públicas para o setor educacional tocantinense. “Entendemos que o cargo de presidente é um reconhecimento de trajetória no Estado, que nos dá uma grande responsabilidade, também de dar retorno pela confiança depositada. Queremos, especialmente, atuar com muita ética, honestidade, competência e zelo pela vida pública”.

Membros

Da Secretaria de Estado da Educação

Maurício Reis Sousa do Nascimento

Josiel Gomes dos Santos

Dos diversos graus do ensino particular

Aníbal Parente Fontoura

Flávio Luís Rodrigues Sousa

Dos Pais de alunos

Cristina Maria Maia da Fonseca

Romeu Aloisio Feix

Do Corpo Discente, do nível superior

Robson Vila Nova Lopes

Do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet)

Nilton Pinheiro de Carvalho

Da Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Seccional do Estado do Tocantins

Allander Quintino Mareschi (Ascom Seduc)