Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

A maior competição de educação profissional do mundo, WorldSkills, contará com a participação de um tocantinense. Natural de Brejinho de Nazaré, região central do estado, Alisson Aguiar, é aluno do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Tocantins), instituição na qual fez o curso de Pintura Decorativa,ocupação que representa na olimpíada internacional de profissões técnicas. O evento acontece de 11 a 16 de agosto, no Anhembi Parque, em São Paulo.

Realizada a cada dois anos, a WorldSkills está em sua 43ª edição. Os alunos com os melhores índices na Olimpíada do Conhecimento, etapa nacional que reúne competidores do Senai e Senac, continuam o treinamento para conquistar as vagas na WorldSkills em 50 ocupações. Vencem os alunos que demonstrarem maior habilidade no cumprimento dos desafios (provas) que seguem padrões internacionais de qualidade.

Alisson Aguiar tem 18 anos e é o primeiro brasileiro a disputar a ocupação Pintura Decorativa. Perguntado sobre a maior dificuldade esperada em uma competição internacional, ele não hesita em dizer: “Nenhuma, pois o principal é o treinamento, não há nada que me amedronte”.

A dedicação ao treinamento é confirmada pelo seu treinador, o instrutor de Pintura do Senai em Palmas, Gilvan Sousa. “A evolução do Alisson foi surpreendente, renovando a esperança e a vontade que a gente tinha e tem de ganhar o mundial. A gente conta com medalha”, avalia o treinador do tocantinense.

São Paulo é a primeira cidade brasileira e da América do Sul a sediar a competição internacional. Serão 1.200 competidores, número recorde que superou o registrado na última competição, em 2013, na Alemanha. A etapa nacional (Olimpíada do Conhecimento 2014) foi disputada em Belo Horizonte (MG). Na ocasião, o tocantinense obteve o segundo lugar e a primeira medalha do Senai Tocantins na história da competição. Após intenso treinamento, a Alisson conquistou a vaga ao alcançar o índice técnico exigido pela competição em simulado aplicado em maio deste ano.