Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o intuito de discutir a importância da amamentação e conectar esforços que permitam às mulheres trabalhar e amamentar, Colinas, através da Secretaria de Saúde está promovendo diversas ações alusivas à Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre de 3 a 7 de agosto. 

Com o tema “Amamentação e Trabalho. Para dar certo o compromisso é de todos”, a diretoria de Atenção Básica em parceria com o Núcleo de Educação Permanente, está realizando atividades que envolvem momentos de sensibilização por meio de rodas de conversa e palestras sobre o apoio ao aleitamento materno. A ação é voltada para mães, gestantes, nutrizes, família, empregadores e profissionais da saúde e acontecem nos postos de saúde e no Hospital Municipal de Colinas. O evento busca ainda, incentivar o apoio e a valorização da amamentação como forma de promoção a saúde da mulher trabalhadora e do seu bebê, para que continue amamentando após o encerramento da licença maternidade.

A diretora de Atenção Básica, Tânia Dias, explica que amamentar é muito mais do que nutrir a criança. “A amamentação é um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional. Esse evento traz ações que fazem parte de uma mobilização sobre a importância de amamentar, que é um ato natural e constitui a melhor forma de alimentar, proteger e amar o bebê”.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de uma história mundial focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança e é considerada como veículo para promoção da amamentação. O leite materno é capaz de reduzir em 13% mortes por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos. Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) destacam que o simples ato de amamentar oferece aos bebês proteção contra diarreia, infecções respiratórias e alergias.

O leite materno é o alimento ideal para o bebê nos primeiros anos de sua vida. É de grande importância para sua sobrevivência, pois atende todas as necessidades nutricionais e imunológicas e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da mortalidade infantil.

As ações da Semana Mundial de Aleitamento Materno em Colinas se encerram na sexta-feira 07, a partir das 08ho, na Praça 07 de Setembro, com orientações sobre a importância do aleitamento materno e apresentação cultural.    

Confira a programação

Palestras: Aleitamento materno - Orientação às mães

Público-Alvo: Gestantes e Nutrizes

Data: 03 a 06/08/2015

Local: Unidades Básicas de Saúde e HMC

Palestras: Aleitamento materno - Orientação às mães

Público-Alvo: Gestantes e Nutrizes

Data: 05/08/2015

As 14h – Atividade na UBS Jarmilão Sampaio

Reunião na Secretaria Especial de Politicas Públicas para Mulheres, Direitos humanos e Equidade.

Data – 06/08/15

Horário – 15h

Palestra: Dez passos fundamentais para um bom começo da amamentação.

Público-Alvo: Colaboradores do Hospital Municipal de Colinas (HMC)

Local: HMC

Data: 04 e 05/08/2015

Horário: 15h

Encontro de Enceramento da Semana com orientações da importância do aleitamento materno, e Apresentação cultural.

Público-Alvo: Gestantes, Nutrizes, família e profissionais da saúde.

Local: Praça 7 de setembro

Data:07/08/2015

Horário: 08h