Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação Banhistas são orientados por guarda-vidas durante travessia, na Praia da Tartaruga em Peixe. Banhistas são orientados por guarda-vidas durante travessia, na Praia da Tartaruga em Peixe.

A operação Temporada de Praia, realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, terminou com balanço positivo nas praias do Estado. Realizada entre os dias 03 de julho e 04 de agosto, os bombeiros realizaram mais de 14 mil prevenções para um público estimado em quase 400 mil pessoas durante toda a temporada. Pela primeira vez os bombeiros militares atuaram em conjunto com guarda-vidas civis, por meio de uma parceria com os municípios atendidos.

Para oferecer um trabalho de qualidade e proporcionar maior segurança aos banhistas os guarda-vidas civis passaram por curso de formação, realizado em Palmas, na Escola de Formação de Bombeiros, em Araguaína, na sede do 2º Batalhão de Bombeiros, e em Araguatins, na sede da 3ª Companhia de Bombeiros. Ao todo, foram capacitados 39 guarda-vidas civis que atuaram somados a 91 bombeiros em cada um dos finais de semana da temporada.

“A operação atendeu a expectativa porque não ficamos com nenhuma demanda reprimida. Todos os municípios que solicitaram a parceria dos bombeiros foram atendidos. Agora estamos em um momento de avaliação sobre a atuação conjunta de guarda-vidas militares e civis. Mas inicialmente o resultado foi positivo”, explicou o comandante do serviço operacional dos bombeiros, tenente coronel Carlos Eduardo Farias.

Os afogamentos com vítimas fatais aconteceram fora da área de atuação dos bombeiros, sendo oito vítimas fatais durante a temporada. Todos estavam em acampamentos ou em atividade de pesca nas extensões dos rios do Estado. “Nossa primeira linha de trabalho é a prevenção, por isso os acidentes no perímetro das praias não tiveram vítimas fatais. Foram apenas três de grau leve, com todas as vítimas atendidas pelos bombeiros”, ponderou o coronel.