Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O delegado de Polícia Federal, Arcelino Vieira Damasceno, assume nesta quinta-feira, 06 de agosto, às 15 horas o comando da Polícia Federal no Tocantins. Ele substitui o também delegado Robinson Fuchs Brasilino, que se transferiu para o Espírito Santo.

Damasceno nasceu no dia 2 de outubro de 1976, em Brasília/DF. Graduou-se em Direito em 1999 e fez várias pós-graduações e cursos de aperfeiçoamento. Na atividade policial destacam-se os cursos de aperfeiçoamento em planejamento de operações policiais, formação de formadores sobre lavagem de dinheiro e financiamento de terrorismo, análise de inteligência policial, combate ao financiamento de organizações terroristas e Curso de Política e Estratégia, da Escola Superior de Guerra – ESG, campus de Brasília/DF.

Vieira foi servidor do TRF da 1ª Região, de 97 a 2002, quando passou no concurso para Delegado de Polícia Federal, cargo que exerce até hoje. Na PF assumiu os cargos de Delegado Regional de Combate ao Crime Organizado na Superintendência da PF em Roraima, participou de grupos de planejamento operacional, atuando em 30 operações policiais, dentre elas: Capela, Carranca, Cavalo de Aço, Cerol, Confraria, Dilúvio, Guabiru, Hidra, Hurricane, Lince, Narciso, Ouro Verde, Paralelo 251, Pegasus, Piraíba, Replicante, Sanguessuga, Saúva, Setembro Negro, Terra Nostra, Vampiro, Operação X.

Foi também diretor da penitenciária federal em Campo Grande/MS, Mossoró/RN e do Sistema Penitenciário Federal, do Departamento Penitenciário Nacional – DISPF/DEPEN, além de acumular o cargo de corregedor do mesmo Sistema.

Arcelino é professor da Academia Nacional de Polícia – ANP, a universidade Coorporativa da Polícia Federal.