Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Marcelo Miranda participou de encontro com outros seis governadores em Cuiabá (MT)

Marcelo Miranda participou de encontro com outros seis governadores em Cuiabá (MT) Foto: Pedro Barbosa

Foto: Pedro Barbosa Marcelo Miranda participou de encontro com outros seis governadores em Cuiabá (MT) Marcelo Miranda participou de encontro com outros seis governadores em Cuiabá (MT)

Elaborar um planejamento estratégico com base em novas formas de governança, direcionado ao reforço e valorização das potencialidades do Centro-Oeste, visando o crescimento sustentável e ordenado da região. Com este objetivo, Marcelo Miranda se uniu aos outros seis governadores que compõem o Fórum de Governadores do Brasil Central, realizado nesta sexta-feira, 7, em Cuiabá (MT).

Dentre os instrumentos apresentados para pôr em prática o modelo de desenvolvimento coletivo, os chefes do Executivo assinaram um Acordo de Cooperação. A partir dele, serão criados mecanismos que viabilizem ações e benefícios conjuntos. O documento será a diretriz para delinear as ações, atribuições e benefícios de cada estado. Uma das metas em discussão é a definição de uma agenda comum. “A finalidade dessa agenda é alavancar a cooperação entre os estados, a sociedade e o capital privado. Por meio do acordo, os estados envolvidos devem formatar o modelo institucional, com o propósito de traçar estratégias de planejamento que promovam o desenvolvimento sustentável da região Brasil Central”, pontuou o secretário de Estado do Planejamento do Tocantins, David Torres.

Por meio do Fórum, os governadores defendem propostas para agropecuária, logística, industrialização, educação, que visam, principalmente, o fomento do empreendedorismo da Brasil Central. “Essa é uma oportunidade ímpar. Estamos discutindo assuntos que nos são comuns, em busca de soluções conjuntas e viáveis”, avaliou Marcelo Miranda, destacando a importância da participação do ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência, Roberto Mangabeira Unger. “Essa união nos fortalece. Deixamos de ser apenas um estado isolado. Acreditamos que desenharemos um novo modelo que outros estados podem adotar”, considerou o governador.

Encaminhamentos

Na opinião de Marcelo Miranda, já é possível visualizar algumas ações resultantes do fórum. “Percebemos avanços nas discussões a cada reunião. Estamos trilhando um caminho promissor e possível de ser concretizado. Estamos mostrando para o Brasil, para o governo federal, quem somos e o que queremos. Estamos discutindo temas pertinentes e relevantes para o nosso desenvolvimento”, afirmou.

Pré-agendado para setembro deste ano, o terceiro encontro dos integrantes do fórum será em Palmas, em data a ser definida. Segundo David Torres, a reunião na Capital será de grande relevância. “Devemos fechar o modelo de gestão e já definir pontos para uma agenda comum a todos os estados”, adiantou. 

Parlamento Estadual

A convite de Marcelo Miranda, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Osires Damaso, também participou desta edição do fórum. “Considero importante essa união. A gente vê que os governadores estão interagindo em busca de novos espaços, de novas propostas para um melhor desenvolvimento”, opinou.

Osires Damaso considerou pertinente a participação dos presidentes das Assembleias, uma vez que o legislativo estadual precisa ter conhecimento das discussões a serem transformadas em leis e projetos que, posteriormente, serão apreciados pelos deputados estaduais.

Participantes

Além de Marcelo Miranda, fazem parte do Fórum, os governadores do Mato Grosso, Pedro Taques; de Goiás, Marconi Perillo; de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; de Rondônia, Confúcio Moura. O ministro Mangabeira Unger também reforça o time, juntamente com os secretários de Planejamento dos estados envolvidos. (Secom TO)