Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Antônio Gonçalves

Em audiência ocorrida na tarde desta segunda-feira, dia 11, na Secretaria de Planejamento e Orçamento, com as presenças do secretário de Planejamento David Torres, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Raphael Pimenta, do vice-presidente da Fundação da Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (APROEST), Enio Nogueira Becker e do superintendente executivo da APROEST, Wagno Milhomen, o deputado estadual Paulo Mourão (PT) fez a entrega da “Carta das Águas do Tocantins” ao secretário de Planejamento pedindo apoio as ações no sentido de promover políticas públicas para reverter o quadro da situação da seca no Estado.

O documento foi produzido ao final do Encontro das Águas, evento realizado no dia 27 de novembro, pela UFT, por meio da Propesq com apoio do parlamentar, com  intuito de debater soluções aos problemas da crise hídrica, enfrentados pelas bacias hidrográficas dos rios no estado do Tocantins.

Durante a audiência o deputado destacou que o documento foi discutido entre o setor produtor rural, especialistas, comunidade acadêmica e sociedade no sentido de trabalhar um estudo das bacias hidrográficas para entender o que está acontecendo com os recursos hídricos não só do Tocantins. “É nesse sentido que eu entrego esse documento ao secretário de Planejamento para que possa buscar recursos por meio do governo do Estado, junto ao Banco Mundial, para promover estudos, a fim de identificar onde está o problema e tentar amenizar”, explicou o parlamentar.

David Torres disse que será aberto um estudo em nível de planejamento. “A ideia é construir um grupo de trabalho e discutir com as entidades no sentido de reverter à situação da seca dos rios no Estado. A partir do momento que todo mundo trabalhar junto, faz-se um diagnóstico e vamos ver as medidas que tem que ser feitas para darmos solução ao problema”, reforçou o secretário.