Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

A Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas) participa nesta terça-feira, 11 da 2ª Oficina de Planejamento Estratégico para Apicultura dos anos de 2016 a 2019 na Câmara Setorial do Setor articulada pela Secretaria Estadual da Agricultura (Seagro). 

A Setas é responsável pela doação de equipamentos às associações de apicultores e pela estruturação dos entrepostos, como explica a gerente de Inclusão Produtiva da pasta, Mara Noleto. “Atualmente existem 50 associações no Estado que contam com os equipamentos apícolas doados pela Setas. Nas próximas semanas mais oito municípios os receberão e a Secretaria está trabalhando na reestruturação dos entrepostos dos municípios de Jaú do Tocantins, Nova Olinda e Palmas”, disse.

De acordo com a gerente, a atividade é um ramo muito promissor no Tocantins, mas precisa de ajustes e reformulações: “Muita coisa já foi feita pela apicultura do Estado, mas hoje o setor trabalha de forma desordenada por isso é tão importante momentos de discussão como esse em que os diferentes atores envolvidos podem pontuar dificuldades e planejar ações”, declara Mara Noleto.

A Câmara Setorial da Apicultura tem 32 parceiros entre instituições públicas estaduais e federais, órgãos de fiscalização e controle, instituições de pesquisa e fomento e a Federação Tocantinense de Apicultura (Fetoapi). 

O objetivo da Câmara é discutir o setor de forma integrada com base nas competências e missões de cada parceiro. Conforme a diretora de políticas para pecuária da Seagro, Erika Jardim, em 2015, já foi realizada uma oficina para definir o cenário da atividade com potencialidades, fraqueza e ameaças e agora promovem este segundo encontro com o intuito de planejar as ações para os próximos quatro anos. 

Segundo o presidente da Fetoapi, Charles Dias da Silva, atualmente a atividade apícola do Estado tem produção, preço, mas passa por um problema de comercialização que tem inviabilizado o negócio: “Precisamos reativar os entrepostos e Casas do Mel do Estado, isso vai nos ajudar a atender as exigências sanitárias e possibilitar as venda para mercados, redes e até exportar nossos produtos para outros estados”, explica o presidente. 

Para Charles, a articulação e o planejamento feitos na Câmara Setorial são fundamentais para solucionar questões como essa. A Fetoapi tem 52 associações inscritas que envolvem mais de 1200 apicultores. (Ascom Setas)