Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Empregos e Serviços

Foto: Divulgação  Curso de Pintura em Tecido é uma das modalidades trabalhadas nos cursos Curso de Pintura em Tecido é uma das modalidades trabalhadas nos cursos

Cerca de 50 pessoas foram capacitadas em cinco diferentes cursos oferecidos pela Casa do Caminho Raquel Murça, em Paraíso. O trabalho foi possível graças a uma emenda parlamentar do deputado estadual Osires Damaso (PSC), por meio da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas). “Os cursos foram fundamentais para mim, já montei o meu salão em casa e estou cheia de expectativa. Agora eu tenho uma profissão e vou poder sustentar minha família”, comemorou a jovem Cinthia da Silva, mãe de três crianças pequenas, uma das capacitadas.

Os resultados alcançados pela Casa do Caminho foram apresentados aos membros do Conselho Estadual de Economia Solidária durante reunião nesta sexta-feira, 10, em Palmas. Na ocasião, a empresa Plêiade Ambiental, responsável pela etapa de diagnóstico do projeto Lixo e Cidadania, também expôs aos presentes o perfil dos catadores de materiais recicláveis do Tocantins.

A Associação Filantrópica Casa do Caminho Raquel Murça atende uma média de 900 famílias por ano com diversas ações de assistência social, mas acredita que, para mudar de forma consistente a realidade de seu público alvo, precisa investir em capacitação. Com esse objetivo, a assistente social da Instituição, Sônia Solidade, montou o projeto “Receber e Repassar Conhecimento” e buscou o apoio do Governo por meio das emendas parlamentares. Em 2015, foram contemplados com o valor de R$ 50 mil e puderam oferecer a sua comunidade os cursos gratuitos de Cabeleireiro, Corte e Costura (cama, mesa e banho), Corte e Costura (roupa íntima), Pintura em Tecidos e Pintura em Vidros. 

De acordo com a assistente social Sônia, o foco do projeto foram as famílias que não tinham nenhuma forma de renda e dificuldade de inserção no mercado de trabalho: “Por exemplo , tivemos alunos surdo e mudo, mães com filhos pequenos que não conseguem fazer um curso regular. Eles aproveitaram a oportunidade e já estão trabalhando”, declarou. Para Sônia, quando as instituições são sérias e envolvidas com a realidade de suas comunidades tem condições de contribuir de forma significativa para melhoria de vida das famílias: “Esse valor da emenda pode parecer pouco diante de tantas dificuldades, mas todos os resultados que alcançamos revelaram que faz a diferença”, disse.

Segundo a diretora de inclusão produtiva da Setas, Mara Noleto, o trabalho de instituição como a Casa do Caminho é fundamental para que se concretize o objetivo do Governo do Estado de incluir as pessoas de baixa renda no processo produtivo: “Essa instituição é um exemplo de organização e responsabilidade com o recurso público. Trabalhos assim mudam a história da nossa população”, elogia a gestora.

Além de Paraíso, a Setas apoia projetos sociais, por meio de emendas parlamentares em Araguaína, Pequizeiro, Tapiratins e Brasilândia. Ao todo são R$ 545 mil investidos.