Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

 Objetivo do projeto é ensinar um ofício que gere renda a população

Objetivo do projeto é ensinar um ofício que gere renda a população Foto: José Franco

Foto: José Franco  Objetivo do projeto é ensinar um ofício que gere renda a população Objetivo do projeto é ensinar um ofício que gere renda a população

Quem precisa implementar a renda pode contar com os cursos de capacitação semiprofissionalizastes oferecidos em Palmas, através do projeto de geração de renda da AAFETO - Apoiando e Acreditando nas Famílias do Estado do Tocantins, desenvolvido pelo Governo do Estado através da Secretaria Estadual do Trabalho e da Assistência Social (Setas).

Para o segundo semestre de 2015, já estão abertas as inscrições para o curso de cabeleireiro que oferece 25 vagas. As aulas terão início na próxima segunda-feira, 17, das 19h as 22h30, no núcleo da AAFETO da Arno 32 e terá duração de três meses.

Por meio da AAFETO, o Governo do Estado visa dar oportunidade a população tocantinense de gerar sua própria renda. Com as oficinas, as pessoas podem trabalhar em casa dando atenção aos filhos e garantindo o sustento da família. O projeto oferece à população uma série de cursos ao longo do ano como: bordado, panificação, pintura em cerâmica, tapeçaria, tapetes, arte em retalho, patwork, curso de cabeleireiro, corte de costura, crochê, bordado em sandálias, ponto russo, confecção em bonecas, entre outros.

No início do mês as mulheres da região Sul da capital puderam participar do curso de bordado em sandálias, ampliado assim as oportunidades de complementação de renda familiar.

Segunda a titular da Setas, Patrícia Amaral, o objetivo principal do projeto é ensinar uma atividade que gere renda á população. “Com os cursos oferecidos pelo Governo do Estado, os alunos têm a oportunidade de melhorar a qualidade de vida e consequentemente a renda com a comercialização dos seus próprios produtos além de aprenderem uma profissão. Isso tem impacto direto na vida dessas pessoas. Ao longo deste semestre teremos vários cursos para atender a população através da Aafeto”, argumentou a secretária Patrícia.

Os cursos são gratuitos e qualquer pessoa acima de 18 anos pode participar. Os interessados em participar do curso de cabeleireiro, devem procurar o núcleo da AAFETO na região norte para a realização da inscrição na quadra 305 Norte, alameda 02.