Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Os professores e servidores em Praia Norte denunciam deficiências na educação municipal e pretendem deflagrar greve da categoria na segunda-feira, 17 de agosto, por 48 horas em sinal de advertência. Segundo afirmou ao Conexão Tocantins nesta sexta-feira, 14, o presidente do Sindicato dos Professores e Servidores em Educação de Praia Norte (Sindprose), professor Francisco Frazão de Almeida, uma das maiores queixas é o atraso no pagamento dos salários da categoria.

Segundo o presidente, foi protocolado hoje um ofício ao gestor, Jader Jaime, informando sobre a paralisação de advertência por 48 horas que envolverá também servidores da saúde. "Da educação já completa dois meses de atraso e o décimo terceiro salário de todos os servidores dos quarenta por cento do ano de 2014, nunca foram pagos. Isso só na educação, os servidores da saúde completam três meses de atraso, principalmente os agentes de saúde e os garis, ou seja, todos os funcionários deste município vivem esse dilema”, informou. 

Outro ponto questionado pela categoria dos educadores é a não realização da prestação de conta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Francisco Frazão denunciou que quando o Sindicato busca as informações sobre os salários e a falta de prestação de conta do Fundeb, “a categoria é recebida com grosseria, pontapés e descriminação. Em pleno século 21, vivemos em total regime escravocrata, temos que trabalhar agora é por amor e não por remuneração”, afirmou.

O Sindicato posiciona que Câmara de Vereadores na cidade não faz muita coisa. “A câmara de vereadores que não faz nada, além daquilo que o prefeito determina, quando vamos à câmara, em busca de soluções, ajuda, eles dizem: eu sou a favor do professor ganhar melhor, estamos a disposição e nada fazem, nem sequer o plano de cargos e carreira dos servidores municipais temos”, lamentou Francisco. 

Francisco informou que o Sindicato dos Professores tem tentado de todas as formas conseguir mudar a realidade através do diálogo, reuniões, greves e até iniciativa popular mas nada é resolvido.

Gestão

O prefeito de Praia Norte, Jader Jaime Félix Pinheiro, é o gestor mais novo do Tocantins com seus 24 anos de idade. O Conexão Tocantins entrou em contato com a Prefeitura de Praia Norte na manhã desta sexta, 14, porém, foi informado que, no momento, o prefeito e secretários estavam em evento e não poderiam atender. O espaço continua aberto para esclarecimentos.