Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Júnior Suzuki

Mais de cinco mil crianças da Capital foram vacinadas no sábado, 15, Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite. A abertura oficial aconteceu na Unidade de Saúde da Família da 503 Norte, e na oportunidade a coordenadora da Central Municipal de Vacinas (Cemuv), Elayne Katzwinkel destacou a importância das mães e pais procurarem a USF e levarem os filhos para vacinarem. “É importante imunizar as crianças e manter o estado de eliminação da poliomielite no Brasil”, disse ela, lembrando, que a vacinação acontece até o dia 31 de agosto e está disponível em todas as salas de vacinas do município. 

Atualmente, Palmas possui mais de 19 mil crianças em idade apta a receber as gotinhas da vacina e a meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 95% deste público. Os postos de vacinação funcionarão no sábado das 08 às 17 horas.  

Elayne lembrou que não haverá prorrogação da campanha, após o dia 31, por isto quem não pôde vir neste sábado, que procurem as unidades de saúde durante o mês de agosto.

O diretor da Atenção Básica da Saúde, Alessandro Pantoja, aproveitou para lembrar as mães presentes que neste período a Campanha de Multivacinação para atualização do esquema vacinal, ou seja, crianças que necessitam atualizar o cartão de vacinas podem aproveitar este período.

Além disto, durante o mês de agosto será realizada visitas na zona rural. “Visitaremos pontos estratégicos durante toda a campanha”, destacou ele.  

O objetivo da Campanha é manter elevada a cobertura vacinal contra a poliomielite de forma homogênea em todo Município, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no País, garantindo assim, a condição de País certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite.

O monitoramento da campanha será realizado por técnicos das Secretarias Municipal e Estado da Saúde e pela equipe técnica da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Esta é 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e neste ano comemora-se o 26 º ano sem a doença no País, estando livre do poliovírus desde 1990.

Público

Para a Campanha contra Poliomielite o público-alvo são as crianças a partir de seis meses até menores de cinco anos, perfazendo um total de 19.786. A meta a ser atingida é de 95% deste público.

Já a Campanha de Multivacinação destina-se as crianças menores de cinco anos totalizando 22.200 crianças. (Secom Palmas)