Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Tendo como um dos objetivos a redução de incidência de doenças e o apoio à valorização das atividades ecológicas, será lançado nessa terça-feira, 18, pelo governador Marcelo Miranda, o Programa Educa Sanear. A solenidade, que acontece às 9 horas, no auditório do Palácio Araguaia, deve contar com a participação do presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Henrique Pires.

Resultado de um convênio entre a Funasa e o Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), o projeto prevê um investimento de R$ 902.500,00, com contrapartida do Estado de R$ 90.250,00. A intenção é desenvolver um programa de educação em saúde voltado para o saneamento ambiental nos 80 municípios tocantinenses que são atendidos pela ATS.

Educa Sanear

O projeto será direcionado aos jovens do ensino fundamental e médio das comunidades rurais, assentados e quilombolas. Além desses, também serão capacitados os chamados “multiplicadores”, que serão os responsáveis por captar novas informações e repassá-las à comunidade.

O Educa Sanear terá como ponto de apoio nove cidades-polos, onde serão realizados os seminários, palestras e capacitações. Os municípios são Divinópolis, Crixás do Tocantins, Chapada de Natividade, Brasilândia, Itapiratins, Sampaio, Riachinho, Monte do Carmo e Ponte Alta do Tocantins.