Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Durante o processo final do espetáculo cênico-musical “Olhai por Nós”, a companhia de teatro Lamira Artes Cênicas recebe, na próxima sexta-feira, 21 de agosto, a atriz e bailarina Fernanda Vianna, do grupo Galpão, de Minas Gerais. Fernanda é diretora teatral da nova montagem da Cia.

O espetáculo “Olhai por Nós” tem como foco a crença humana. Em uma linguagem, envolvida pela dança e o teatro, os bailarinos pretendem despertar no público uma reflexão sobre a esperança e a forma que o ser humano busca isso no cotidiano. “O espetáculo é diferente dos outros que já fizemos porque traz uma linguagem mais reflexiva, que aborda determinadas questões humanas, como: desejos, falhas e excessos”, comentou a coordenadora geral da Cia, Carolina Galgane.

A peça teatral tem uma hora de duração e conta com a participação de 26 pessoas, entre bailarinos, equipe técnica e diretores. A montagem, que também é uma comemoração dos cinco anos da Lamira, traz no currículo a participação de Fernanda.

A atriz e bailarina já fez parte do grupo de dança 1º Ato e recebeu o prêmio Sesc/Sated de melhor bailarina pelo espetáculo “Carne Viva”. Em 2012, ela também recebeu o prêmio de melhor atriz do Festival Internacional de Cinema de Gramado por “O Que se Move”. Além de atriz e bailarina, Fernanda já atuou também como preparadora corporal em espetáculos do grupo Galpão, da Cia de Teatro Oden e do grupo Armatrux.

Para a coordenadora, receber uma artista como Fernanda Vianna é uma honra para a Lamira, além de representar amadurecimento do grupo ao longo desses cinco anos. “A Fernanda é uma referência na dança e no teatro, uma das maiores artistas do teatro brasileiro. Tê-la com a Lamira significa também que a Cia chegou a um patamar artístico muito importante. A Fernanda representa uma conquista e um reconhecimento”, ressaltou a coordenadora.

O espetáculo “Olhai por Nós” foi contemplado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) 2014, da Fundação Cultural de Palmas. O programa selecionou, no ano passado, 59 trabalhos. Os prêmios variam de R$ 2 mil a R$ 240 mil para projetos que contemplam a criação, produção e circulação pública de trabalhos artísticos e culturais.

Lamira artes cênicas

A Lamira é um grupo de artes cênicas de Palmas-TO. A Cia completa, agora em 2015, cinco anos de criação e neste ano estreia o seu quinto espetáculo. O grupo busca na dança, teatro e arte circense, o ponto de interseção entre as várias linguagens das artes cênicas. Suas produções partem da interação entre coreógrafos, diretores e pesquisadores das mais diversas áreas. A intenção da Cia é fomentar, fortalecer e desenvolver as artes cênicas como linguagem cultural.