Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Carlos Magno Governador Marcelo Miranda recebeu o embaixador de Taiwan no Brasil, Meng-Hung Tsai, no Palácio Araguaia Governador Marcelo Miranda recebeu o embaixador de Taiwan no Brasil, Meng-Hung Tsai, no Palácio Araguaia

O encontro entre o governador Marcelo Miranda e o embaixador de Taiwan no Brasil, Isaac Meng-Hung Tsai, na tarde desta quinta-feira, 20, reforçou a relação entre os dois territórios. O representante do país asiático conheceu o potencial do Estado em várias áreas, como o agronegócio, discutiu o intercâmbio educacional e cultural, e trocou informações científico-tecnológicas. Para o governador, o Tocantins se fortalece com a possibilidade de parcerias que resultem em novos investimentos.

“Essa é um oportunidade de discutir projetos que vêm ao encontro do nosso governo. Temos potencial em todas as áreas. Eles [Taiwan] já importam do Tocantins, mas queremos mais. Queremos atrair novos investidores, discutir projetos sustentáveis. Temos o privilégio de ter uma logística que outros estados não têm. Temos a ferrovia que corta o Estado e facilita o escoamento da produção. Somos fortes no agronegócio. Ou seja, o Tocantins está preparado para ser parceiro”, enfatizou Marcelo Miranda.

Segundo o embaixador, o Estado é uma terra de oportunidades. “Sabemos que o Tocantins é um estado promissor, tem muitas oportunidades. Viemos aqui para conhecer em quais setores podemos trabalhar juntos”, comentou. “Eu acho que aqui existem muitas oportunidades para fazer parcerias entre setores privados tocantinenses e taiwanenses e, por isso, o objetivo principal é promover Taiwan no Estado do Tocantins. Quando não se conhece, não dá para fazer negócio”, enfatizou Meng-Hung Tsai.

Compondo a comitiva de Taiwan, o diretor econômico da embaixada, Ricardo Hsu, explicou que os empresários daquele país, por enquanto, têm se limitado ao eixo Rio-São Paulo e a intenção é fazer com que eles conheçam estados promissores como o Tocantins. “Espero que, a partir deste primeiro contato, possamos firmar projetos e trocar conhecimentos”, declarou o diretor.

Potenciais

Dentre as apresentações, o subsecretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Hermes Azevedo, citou pontos que favorecem a produção de alimentos. “O Estado é privilegiado em termo de localização, tem solos férteis, muita água, luminosidade, clima favorável para a produção, muitas áreas a serem exploradas que podem produzir bem e muito”, pontuou.

No ramo do estudo científico, um dos temas de interesse do governo de Taiwan, o presidente da Agência Tocantinense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Agetec), George Brito, disse que o Tocantins é um estado forte para o desenvolvimento científico- tecnológico.

“Temos uma empresa dentro do Tocantins, que é Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, conhecida no mundo todo pela sua competência; a Unitins Agro, que faz com excelência pesquisa agropecuária. Temos um centro de pesquisa na Ilha do Bananal, interligado com a Universidade Federal, que recebe pesquisadores do mundo todo. Isso demonstra nosso potencial”, destacou.

Convite

Depois de conhecer um pouco mais sobre o Tocantins, o embaixador Meng-Hung Tsai convidou o governador Marcelo Miranda para visitar Taiwan e apresentar o potencial do Estado aos empresários daquele país.

Também estavam presentes na audiência a vice-governadora, Claudia Lelis, e secretários de Estado.