Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Artesãos de todo o estado participaram nesta sexta feira, dia 21, do “Seminário de Empreendedorismo para o Artesanato – Fazer Bons Negócios Também é uma Arte”, realizado pelo Sebrae Tocantins para promover ações inovadoras voltadas ao segmento. Durante o evento foram discutidas questões relacionadas à organização, mercado, processos produtivos e exportação.

A valorização do artesanato enquanto patrimônio único de um determinado local, a cooperação coletiva entre os artesãos para oferecer produtos de qualidade, bem como a inovação como forma de manter o segmento aquecido durante o período de crise econômica foram alguns dos temas tratados durante o seminário.

Durante discurso, o presidente do conselho deliberativo do Sebrae, Pedro José Ferreira, ressaltou a importância do trabalho dos artesãos enquanto pequenos negócios. “São os pequenos negócios que irão sustentar a economia nacional no período de recessão. Então é preciso estar preparado para empreender de forma que essa crise não deixe traumas na sociedade”, apontou.

Para a artesã Maria das Graças Sena, de Taquaralto, ações educativas como o seminário são sempre um incentivo para prosseguir com o artesanato. “O Sebrae  sempre nos leva a adquirir conhecimento e nos motiva a ter ideias para criar novas peças”, comenta.

Também foi apresentado durante o evento o Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato, que pretende reconhecer o trabalho realizado por artesãos de todo o país, selecionando as cem unidades produtivas mais competitivas do Brasil. “Aproveitem as belezas e riquezas para que sejam aprimoradas por vocês, as dificuldades são pequenas diante da sua vontade de vencer. É essa força  que nos move a contribuir para o desenvolvimento do Tocantins”, declarou o superintendente da instituição, Omar Antônio Hennemann, aos artesãos presentes.

Encontro

Ao final do seminário, os artesãos também participam, nesta sexta-feira, do I Encontro Estadual para Microempreendedores Individuais - Mil MEI, que acontece na Fenepalmas. O encontro tem em sua programação o lançamento do aplicativo “EU SOMEI”, que vai ampliar a visibilidade dos serviços e produtos oferecidos pelos microempreendedores individuais (MEIs), conteúdos de empreendedorismo e gestão, e novidades para os pequenos negócios.