Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Representantes de órgãos do Governo e integrantes de entidades durante reunião com empresários sul-coreanos Representantes de órgãos do Governo e integrantes de entidades durante reunião com empresários sul-coreanos
  • Os empresários puderam expor seus interesses também para representantes de federações

As principais áreas com potencial de investimentos do Tocantins foram tema de reuniões nesta terça-feira, 25, com os integrantes da comitiva de empreendedores e empresários sul-coreanos que estão em missão no Estado. Os encontros, promovidos pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), foram realizados na sede da secretaria, na Praça dos Girassóis, em Palmas, com a presença de representantes de órgãos do Governo e integrantes de entidades e instituições.

O grupo apresentou como sendo suas áreas de maior interesse em negócios a importação de carnes (bovina, suína e aves), grãos - especialmente farelo de soja -  frutas, minérios e matéria-prima derivada da biodiversidade amazônica para a indústria farmacêutica. Por outro lado, tem interesse em estabelecer negócios para exportar para o Tocantins tecnologia em diversas áreas, como iluminação por meio de lâmpadas LED e placas solares; insumos para produção de medicamentos e solução em tratamento de água.

Importação de carnes

Segundo o subsecretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Carlos Bezerra, a demanda dos empresários referente à importação de carnes reflete um grande potencial de negócios futuros para o Tocantins. “A carne bovina já é uma cadeia bem representativa e que pode gerar negócios imediatos. Já a suína, não temos ainda uma tradição, mas, com o aparecimento da ração oriunda de resíduos de soja, esse mercado vai se desenvolver. Em relação ao mercado de  aves, já temos uma  pauta  importante até de exportação, e entendo que é perfeitamente viável negócios para atender a esta nova demanda”, avaliou.

Indústria farmacêutica

Os sul-coreanos se mostraram interessados em viabilizar matérias-primas de medicamentos, na perspectiva de que o Estado busque atrair indústrias do setor para aqui se estabelecer e produzir. Esta proposta foi avaliada de forma positiva pelo subsecretário da Saúde, Gustavo Bottós de Paula. “O mercado tem atualmente uma grande deficiência de antibióticos, de alguns medicamentos oncológicos, isso em razão da dificuldade da importação pela indústria farmacêutica da matéria-prima desses medicamentos. Se eles têm a possibilidade de trazer essa matéria-prima e fabricar aqui, o custo já fica bem mais em conta”, avaliou.

Tratamento da água

Outra área de interesse dos empresários e que vem ao encontro de uma demanda do Tocantins é a que se refere ao tratamento de água para consumo. Isso porque, de acordo com o vice-presidente da Agência Tocantinense de Saneamento, Vinícius Parisi Júnior, a pasta é responsável pela gestão do saneamento nos 80 menores municípios do Estado, onde  está a maior carência com relação à qualidade e ao fornecimento da água. “O produto que eles estão nos apresentando vem exatamente tratar, melhorar a qualidade da água que a gente fornece a esses pequenos municípios”, pontuou o gestor.

Tecnologia no Campo

Representando a Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Corombert Leão apontou que, para os produtores rurais do Estado, os equipamentos tecnológicos apresentados pela comitiva podem ser úteis especialmente em termos de irrigação. “Motores elétricos trabalhados através da energia solar facilitam para o agricultor, diminuindo até custos. Ele pode levar a irrigação a áreas mais distantes da sua linha principal, utilizando painéis solares, se houver baixo custo”, exemplificou.

Integração

O superintende de Tecnologia da Informação  da Secretaria do Planejamento e Orçamento, Stanley Carlos de Novais, expôs aos empresários um projeto do Governo do Tocantins voltado à comunicação nos órgãos públicos e municípios, garantindo o acesso à internet em todas as cidades do Estado. “Vamos repassar ao grupo os nossos projetos para que eles busquem parceiros que possam executá-los”, adiantou o superintendente.

Federações

Para o presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins (Faciet), Pedro Ferreira, a vinda da comitiva sul-coreana representa grande possibilidade de desenvolvimento do Tocantins “Nós hoje temos no nosso quadro de associados 11.532 empresários associados e, com certeza, essa vinda vai trazer oportunidades de negócios diversificadas”, avaliou.  Por sua vez, o conselheiro e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Sérgio Tavares, afirmou que a entidade está de portas abertas e à disposição para repassar aos empresários todas as informações que necessitem, destacando que a presença da comitiva é importante tanto do ponto de vista privado quanto para o setor público.

Negócios

O superintendente do Desenvolvimento Econômico da Sedetur, Vilmar Carneiro, reforçou a importância dessa missão internacional ao Tocantins. “Este foi um dos melhores grupos de trabalho que já tivemos, porque foi objetivo, dando oportunidade de eles entenderem quais são as nossas potencialidade e eles apresentarem exatamente suas demandas. Tudo isso faz com que nós possamos dizer que estamos tratando com um grupo que tem possibilidades reais de negócios em nosso Estado”, avaliou.