Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Após um pequeno aumento em julho, o endividamento das famílias palmenses volta a recuar em agosto. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) desse mês registrou em seu índice geral que 73,6% das entrevistadas na Capital afirmaram encontrar-se endividadas. Enquanto em julho esse índice era de 74,6%, resultando em uma diminuição de 1%. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a PEIC revelou uma diminuição de 4,8%. A PEIC é realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em parceria com a Fecomércio Tocantins.

“Essa pequena diminuição no endividamento das famílias de Palmas revela que a maioria dos consumidores continua cautelosa na hora de fazer suas compras, evitando o parcelamento na aquisição de produtos”, destacou o presidente da Fecomércio, Itelvino Pisoni.

O total de 73,6% das famílias disse estar endividada, somando os quesitos muito, mais ou menos e pouco endividados. O cartão de crédito continua sendo o grande vilão na hora das compras, respondendo por 73,5% dos entrevistados. O uso do carnê ficou em segundo lugar com 29,5% e o financiamento de veículo, com 26,8%, ficou em terceiro.

Das entrevistadas, 80,3% das famílias afirmaram não possuir dívidas em atraso. E na condição de poder pagar as dívidas em atraso, 99,3% disseram poder quitá-las, tanto totalmente, quanto parcialmente.

Quanto ao tempo de pagamento em atraso, 47,7% das famílias responderam ser este entre 30 e 90 dias. O tempo médio de atraso ficou em 52,8 dias. Já o prazo de comprometimento com dívidas acusou que 49,9% afirmaram ser de mais de um ano. O tempo médio em meses de comprometimento com dívidas registrou 8,3 meses.

Por fim, na parcela da renda comprometida com dívidas 66,6% disseram gastar entre 11% e 50% do total de sua renda mensal com a quitação das dívidas. O comprometimento médio de renda ficou em 33,8%.

Realizada todo mês pela CNC, em parceria com a Fecomércio Tocantins, a PEIC de agosto teve como base de dados entrevistas de 500 famílias palmenses divididas em duas categorias: as que ganham até 10 salários mínimos ao mês e as que recebem mais de 10 salários mínimos. Os números aqui apontados foram obtidos no índice geral, ou seja, nas duas categorias das famílias pesquisadas. A pesquisa foi realizada nos últimos 10 dias do mês de julho de 2015. A PEIC mede os seguintes itens: nível de endividamento; tipo de dívida; famílias com contas em atraso; condição de pagamento da dívida em atraso; tempo de pagamento em atraso; tempo de comprometimento com dívidas; e parcela da renda comprometida com dívidas.