Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Júnior Suzuki

Foto: Júnior Suzuki

Em Palmas 72.9% das crianças aptas a tomar a vacina contra Poliomielite já foram imunizadas, totalizando 14.853 doses administradas. A Campanha de Vacinação contra Poliomielite e a Campanha de Multivacinação que estão em andamento em todo o Brasil terminam na próxima segunda-feira, 31.

Para vacinar uma criança com faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, os pais ou responsáveis precisam procurar uma das 31 salas de vacina existentes nas Unidades de Saúde da Família da Capital munido de cartão de vacinação e documento de identificação.

Este ano a meta do Governo Federal é imunizar mais de 12 milhões de crianças em todo o território nacional contra o poliovírus selvagem que causa a paralisia infantil. Mesmo já tendo sido erradicada no Brasil ainda existe o risco do retorno da doença por haver registros de casos nos continentes Africano e Asiático. A doença não tem cura e por isso a única forma de prevenção é a vacinação.

Multivacinação

Com objetivo de atualizar as carteirinhas de vacinação das crianças é realizada desde o dia 15 de agosto a Campanha de Multivacinação que disponibiliza doses das seguintes vacinas: pentavalente, rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral, tetra viral ou tríplice + varicela (atenuada), DTP, Hepatite B, VIP (vacina inativada de pólio) e VOP (vacina oral de pólio). (Secom Palmas)