Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Aumento dos custos de produção, decadência da renda e do emprego e menor aporte de investimentos produtivos. Estas são algumas das preocupações do segmento industrial decorrentes da crise política, econômica e ética vivida pelo País listadas na Carta da Indústria, documento que será divulgado na noite desta terça-feira, 1º de setembro, pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO). O lançamento acontece no Encontro Estadual da Indústria, evento que reunirá empresários e convidados no auditório da OAB, às 19 horas em Palmas, e que contará com palestras de grandes nomes como Arnaldo Jabor e Gustavo Loyola.

O encontro tem como tema os desafios da indústria no Tocantins e no Brasil em tempos de ajuste, assunto que norteará as duas palestras programadas, além do conteúdo da Carta da Indústria. O presidente do Sistema Fieto, Roberto Magno Martins Pires, reforça a importância de discutir este momento com o empresário industrial a fim de estabelecer caminhos e soluções eficazes.

Ao final das apresentações, os convidados poderão direcionar perguntas aos palestrantes. A proposta é criar um ambiente de exposição, discussão e sugestões acerca dos destinos e principais diretrizes das políticas nacionais de desenvolvimento da indústria e identificar oportunidades diante dos desafios apresentados pelo momento.

Palestrantes

Arnaldo Jabor é jornalista, cineasta e comentarista político no “Jornal da Globo” (TV Globo) e na Rádio CBN. Assina ainda artigos nos jornais O Estado de São Paulo (SP), Infoglobo (RJ), Correio Popular (Campinas - SP), O Sul (Porto Alegre), A Gazeta (Vitória – ES), Jornal O Popular (Goiânia), Jornal O Tempo (BH), Jornal A Cidade (Ribeirão Preto – SP), Jornal Gazeta de Piracicaba e Jornal Tribuna de Araraquara.

Gustavo Loyola é doutor em Economia pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas; exerceu a presidência do Banco Central do Brasil por duas vezes (1992/1993 e 1995/1997). Publicou o livro “Preços Relativos em um Processo Inflacionário” em 1991, pela Editora da FGV. Atualmente é sócio da Tendências Consultoria Integrada, empresa de consultoria econômica e política sediada em São Paulo.