Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Bastidores

Saída de Vicentinho Junior do PSB é tida como certa

Saída de Vicentinho Junior do PSB é tida como certa Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Saída de Vicentinho Junior do PSB é tida como certa Saída de Vicentinho Junior do PSB é tida como certa

Janela liberada

Com a sinalização da janela de 30 dias para mudança de legenda os partidos pequenos já estão na mira dos grandes “caciques”. O cenário vai mudar no Tocantins e as conversações e se intensificam. Os presidentes nacionais dos partidos começam a ser procurados por deputados estaduais interessados em “ter um partido” para chamar de seu, como diz o ditado popular.

SD congestionado

O Solidariedade, maior partido do Estado e que tem mais representantes na Assembleia deve sofrer baixas. Estão cotados para sair o deputado Jorge Frederico e outros que tem sondado também algumas legendas.

Saídas certas

Duas saídas são tidas como certas quando a janela for confirmada: a da deputada Luana Ribeiro do PR e a do deputado federal Vicentinho Junior para o PR, conforme ele mesmo já sinalizou em entrevista ao Site Conexão Tocantins recentemente.

Proibição

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa encaminhou à Comissão de Constituição, Justiça e redação (CCJ) na manhã dessa quarta-feira, dia 2, o projeto do deputado Rocha Miranda (PMDB) que visa a proibir inaugurações de obras públicas inacabadas. A proposta também determina que o bem, mesmo concluído, não poderá ser entregue em solenidade caso não conte com profissionais, móveis, mobiliários e equipamentos necessários.

Moralidade administrativa

O deputado inclui na restrição reformas e ampliações custeadas pelo poder público, tais como hospitais, escolas, rodovias, pontes, vias e logradouros públicos. “Almejamos maior moralidade administrativa, de modo que se evite o uso de estratégias eleitoreiras que visam somente à promoção pessoal, sem a preocupação com o real atendimento das necessidades da população”, justifica. O parlamentar alega que tais solenidades provocam expectativas positivas na sociedade local, à espera de receber um benefício imediato. A prática, corriqueira segundo o autor, configura desrespeito e deslealdade das autoridades perante a população.

Futuro prefeito

 A Assembleia é o palco das articulações para as eleições municipais. Os deputados já começam a se movimentar em prol dos nomes favoritos. De Brejinho de Nazaré, o ex-vereador Luís Carlos foi cumprimentado na sessão pelo deputado Toinho como “ futuro prefeito de Brejinho de Nazaré”.

Polêmica de Porto

 Porto Nacional continua na mira do deputado Valdemar Junior que apresentou requerimento solicitando informações ao prefeito Otoniel Andrade sobre destinação de recursos da área a saúde. Prontamente, o irmão de Otoniel, deputado Toinho, subscreveu o requerimento argumentando que a prefeitura não tem nada a esconder. Por outro lado, José Bonifácio foi o único voto contra e ainda criticou: “Vou votar contra primeiro porque isso aqui não é um Câmara municipal e segundo porque ele tem que obedecer é o requerimento dos vereadores de Porto. O Otoniel vai rasgar esse requerimento, jogar na cesta de lixo e rir da nossa cara”, chegou a dizer.

Expectativa

O governador Marcelo Miranda e a senadora Katia Abreu se encontram em agenda no gabinete da ministra na tarde desta quinta-feira. Entre os aliados dos dois lados fica a expectativa que a relação e proximidade política possa ser a mesma do período das eleições.