Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Alaides Cardoso

Foto: Alaides Cardoso

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), promove nos dias 10 e 11 de setembro, a capacitação inicial de agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). O curso será destinado a um grupo de 90 servidores, empossados no último concurso público, no cargo de extensionista rural.

De acordo com o médico veterinário e coordenador da comissão organizadora do evento, Renato Buzolin, a capacitação será continuada, sendo dividida em três módulos, visando a qualificação desses profissionais.

“O primeiro módulo será por meio de um seminário com palestras de colaboradores externo, como o presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Argileu Martins. Ainda teremos a participação da Embrapa, representantes de Minas Gerais e de Santa Catarina, que irão mostrar algumas experiências positivas nesses estados”, disse.

Para o presidente do Ruraltins, Pedro Dias, a capacitação é uma forma de valorizar os profissionais e ampliar a prestação de serviços junto ao agricultor familiar. “Essa será uma oportunidade para o nivelamento das informações. A partir desse treinamento, os extensionistas terão um direcionamento maior em relação às atividades que já executam”, disse o presidente.

O seminário de Ater será realizado no auditório da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), das 8h às 18h. 

Módulos

Os próximos módulos da capacitação serão voltados para as áreas, econômica, social e ambiental. “As etapas serão realizadas em Gurupi, Porto Nacional, Araguaína e Araguatins, e teremos como foco o crédito rural, abordando sobre as principais linhas de crédito e a elaboração de projetos. Contemplaremos ainda as áreas social, em Porto Nacional, e ambiental, em Paraíso”, disse Renato Buzolin.

Ainda de acordo com o coordenador, os extensionistas terão também mais dois dias de oficinas sobre planejamento e relatórios com ênfase no Sistema de Informação da Assistência Técnica e Extensão Rural (Rurater), e sobre as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar.

Seminário – Programação

Dia 10/09 (quinta-feira)

8h às 8h30 – Inscrição dos Participantes

8h30h às 10h – Abertura oficial

10h às 10h15 – Intervalo

10h15 ao 12h – Palestras - Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural

12h às 14h – Intervalo/ Almoço

14h às 16h – Apresentação da Asbraer

16h – Intervalo

16h15 às 18h – Ater Pública – Perspectivas e Desafios

Dia 11/09 (sexta- feira)

08h às 10h – Fundamentos pedagógicos, Metodologias Participativas e Experiências exitosas de Minas Gerais

10h – Intervalo

10h15 às 12h – Apresentação da Metodologia participativa – Emater – MG

12h às 14h – Intervalo

14h às 16h – Formas de organização social no espaço rural

16h – Intervalo

16h15 às 18h – Agroindústria – Experiências exitosas de Santa Catarina