Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Zezinha Carvalho

Foto: Zezinha Carvalho

Secretários de Planejamento e procuradores-gerais dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás, Rondônia e Tocantins formalizaram o Protocolo de Intenções que será assinado pelos chefes do Executivo estadual nesta sexta- feira,11, no 3º encontro do Fórum de Governadores do Brasil Central. 

Na prática, o documento que foi elaborado pelos gestores dita as regras de funcionamento do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central. O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, David Torres, destaca que foram três meses de muitos debates e sugestões para chegar ao formato ideal para ser consolidado pelos governadores.

“Esta é uma das reuniões prévias mais importantes do Fórum de Governadores. É aqui no Tocantins que estamos formalizando o protocolo de intenções para o funcionamento do Consórcio Interestadual que propõe ações para o desenvolvimento econômico e social das unidades federativas envolvidas no processo visando encontrar alternativas para sair da crise”, diz o secretário.

Pauta

Durante todo o dia, os secretários e procuradores discutiram diversos temas, como a possibilidade de desenvolver, em parceria, projetos nas áreas de logística, empreendedorismo, meio ambiente, saúde e educação. 

Como parte das atividades, os participantes acompanharam a apresentação de um caso de sucesso desenvolvido pela Organização Vetor Brasil na área da gestão pública. Segundo a diretora executiva Joice Toyota, o foco é descobrir jovens talentos. “Selecionamos e alocamos os jovens talentos nos governos para apoiar e implementar políticas públicas com qualidade. O nosso desejo é termos jovens trainees em todos os estados do Brasil Central”, projeta.

O secretário do Planejamento do Estado de Rondônia, George Alessandro Gonçalves Braga, disse que as iniciativas apresentadas na reunião de trabalho podem ser avaliadas pelos estados que formam o bloco região da região Centro-Oeste, além do Tocantins e Rondônia.  “Essas ações são extremamente importantes para a nossa região e para o País. Aqui se abre um leque de possibilidades”, enfatiza.

Participantes

Além do secretário de Estado do Planejamento e Orçamento do Tocantins David Siffert Torres, também participarão da reunião preparatória os gestores de planejamento do Distrito Federal, Leany Lemos; Goiás, Thiago Melo Peixoto da Silveira; Mato Grosso, Marco Aurélio Marrofan; e o superintendente de Planejamento de Gestão Estratégica do Mato Grosso do Sul, Thaner Castro Nogueira.