Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

De 28 de setembro a 16 de outubro, acontecerá em todo o Brasil, a XII Semana Nacional do Peixe. Como em todos os anos, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) em parceria com a Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura no Tocantins tem o objetivo de estimular o consumo e a produção do pescado. Para isso, a campanha conta com o apoio de redes de supermercados, feiras livres, mercados, bares e restaurantes, escolas, colônias de pescadores, centros de nutrição e, principalmente, dos consumidores.

Será lançado na segunda-feira, 14, o edital do concurso de redação e este ano o tema é: Produção de Pescados. Podem participar estudantes de escolas públicas municipais do 6º ao 9º ano. As inscrições poderão ser feitas nas próprias escolas e a pré seleção será realizada pelos professores destas instituições, a seleção final será composta por jurados indicados pela Superintendência Federal de Pesca e Aqüicultura no Tocantins. As escolas terão até o dia 02 de outubro para entregar as redações pré selecionadas na sede no SFPA/TO.  O resultado final será divulgado no dia 09 de outubro.

Neste ano serão premiadas as 5 melhores redações, o primeiro e o segundo lugar vão ganhar um tablet cada, o terceiro, quarto e quinto, respectivamente vão levar um kit de material didático da Embrapa Pesca e Aqüicultura. 

Hoje o Tocantins é referência na produção de peixes, produziu 15 mil toneladas em 2014, e segundo Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura no Tocantins, Amilton Rodrigues de Araújo, até o final deste ano pretende alcançar 25 mil toneladas, superando os anos anteriores, os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins).

O Estado tem registradas, atualmente, 37 colônias e cerca de sete mil pescadores e possui também quatro frigoríficos para abate de peixes, todos com autorização do Serviço de Inspeção Federal (SIF), que permite comercializar a produção. A comercialização de pescado é tanto de peixe abatido, quanto de alevinos (filhotes de peixe).

Nos últimos dez anos, o consumo de pescado vem tendo crescimento acentuado no Brasil. Hoje, o brasileiro, na média, consome 10 quilos de pescado em um ano. O consumo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que é de 12 kg/habitante/ano.

Dentro da programação da semana, além do concurso de redação, está previsto para acontecer oficinas para capacitação de pescadores e aquicultores, oficina de manipulação e ainda o Festival Gastronômico, que contará com a participação de vários restaurantes, que terão que elaborar pratos preparados com peixes nativos do estado. As receitas serão oferecidas de 14 a 17 de outubro nos restaurantes a preços promocionais para incentivar o consumo do pescado.

A abertura oficial do evento será no dia 1º de outubro no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas – TO, às 9 horas, e vai contar com a presença do Ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, e líderes de estado.

São parceiros da XII Semana do Peixe, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Pesca e Aquicultura), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Social da Indústria (SESI), a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), a Agencia de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec), Cooperativa de Trabalho, Prestação de Serviços, Assistência de Técnica e Extensão Rural (Coopter) e a Empresa Sport Náutica.