Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

28 caciques Krahôs assinaram ofício comunicando a não participação da etnia nos Jogos Mundiais Indígenas

28 caciques Krahôs assinaram ofício comunicando a não participação da etnia nos Jogos Mundiais Indígenas Foto: Renato Yahe Krahô

Foto: Renato Yahe Krahô 28 caciques Krahôs assinaram ofício comunicando a não participação da etnia nos Jogos Mundiais Indígenas 28 caciques Krahôs assinaram ofício comunicando a não participação da etnia nos Jogos Mundiais Indígenas

Segundo informou ao Conexão Tocantins na manhã desta segunda-feira, 14 de setembro, o Comitê Intertribal Memórias e Ciências Indígenas (ITC), a etnia Apinajé foi convidada e aceitou participar dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas que acontecerão do dia 23 de outubro a 1° de novembro em Palmas/TO. O convite foi realizado através do articulador dos JMI, Carlos Terena após o ofício do povo Krahô informando a não participação nos Jogos. "O Povo Apinajé, foi contemplado com estas vagas e ficaram muito felizes em participarem dos JMPI-2015 e honrados", informou o Comitê. 

28 caciques da etnia Krahô comunicaram por meio de ofício n° 03/2015 encaminhado na quinta-feira, 10 de setembro, ao articulador dos Jogos Mundiais Indígenas (JMI), Carlos Terena, que a etnia não participará dos Jogos. Segundo os Krahô, a organização do evento não respeita os indígenas, as instalações que estão sendo construídas são vulneráveis e ainda, o evento não beneficiará a categoria. 

O Comitê informou não haver impasse com a etnia Krahô. "Não existe impasse. Com a desistência de participação do Povo Krahô, sugiram novas vagas dentro de nosso plano de trabalho, abrindo oportunidades de vagas para outros Povos que serão convidados a preencher estas vagas", informou. 

O ITC informou ainda respeitar a decisão do povo Krahô. "Infelizmente os seres humanos, de forma geral, tem livre arbítrio para fazerem suas avaliações conceituais. O ITC, e seus parceiros tem se esforçado ao máximo para contribuir com todos os Povos indígenas, nacionais, internacionais e sociedade em geral", informou. 

Serão 24 etnias do País participando dos JMI. Questionado sobre os critérios para escolha das etnias a participarem dos Jogos, o ITC informou: "São vários. São Povos que vivem em aldeias, produzem o sua própria sustentabilidade, mantém seus costumes e tradições e que queiram participar dos Jogos". 

O Conexão Tocantins tentou contato com Carlos Terena mas, segundo o Comitê Intertribal, o articulador, no momento, encontra-se sem comunicação por viagens nas aldeias.