Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Aconteceu nessa terça-feira, 15 de setembro no gabinete do presidente da Associação dos Municípios do Tocantins (ATM),  prefeito de Brasilândia, João Emídio Miranda, uma reunião com a Uvet – União dos Vereadores do Estado do Tocantins.

Tanto o presidente da ATM, quanto o presidente da Uvet, Elson Ribeiro dos Santos que é vereador de Tocantinópolis pelo terceiro mandato manifestaram-se positivamente nesse primeiro encontro que vai nortear uma série de ações. De imediato estão as Leis de Acesso a Informação e a do Portal da Transparência.

“Essa visita aproxima os poderes Legislativos dos Executivos nos municípios do Estado do Tocantins”, disse o presidente da Uvet, afirmando ainda que é a primeira vez na história dessas entidades que começa a celebração de aproximação visando termos de cooperação entre os dois poderes.

“A realidade é que no sistema democrático temos que ter parcerias, Vereadores e Prefeitos têm que trabalharem em conjunto para a organização e o desenvolvimento de seu município, sem prejudicar a função de cada um, ou seja, o vereador tem o papel fundamental de fiscalizar as ações do executivo e de também contribuir apoiando atos do executivo em prol do bem comum da comunidade”, relatou Elson Ribeiro.

Nesse primeiro encontro ficou acertada a celebração da parceria com a Uvet representando as Câmaras Municipais e a ATM, entidade que congrega os Prefeitos no intuito de firmar convênio para a implantação do Portal da Transparência. “Nos próximos dias é que saberemos quais serão os primeiros passos a serem tomados, haja vista que a maioria das Câmaras Municipais do Tocantins não dispõe dessa ferramenta, vamos procurar todos os Presidentes de Câmaras Municipais, inclusive àquelas que ainda não são filiadas a Uvet”, observou Elson Ribeiro.

“Fiquei satisfeito com essa aproximação, fomos bem recebidos pelo presidente da ATM, o prefeito João Emílio, que nos passou conhecimentos e segurança quanto uma parceria duradoura, quem tem a ganhar com essa ação é somente as nossas comunidades, representadas pelos seus vereadores e prefeitos”, finalizou o presidente da Uvet Elson Ribeiro dos Santos, dizendo ainda que é necessário somar e ter união para facilitar o desenvolvimento dos municípios no bom gerenciamento de projetos e recursos a serem aplicados conforme a prioridade de cada região.