Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com a finalidade melhorar o acesso e facilitar a navegação do cidadão ao Portal da Transparência do Tocantins, o site vem passando por constantes adequações e atualizações, como a disponibilização de novas informações. A novidade desta semana é a divulgação das informações sobre a transparência e Acesso à Informação dos municípios tocantinenses.

A Controladoria Geral do Estado (CGE) se inovou e saiu à frente em relação aos outros portais estaduais ao inserir na sua página o menu “Transparência Municípios”. Através deste acesso, o Tocantins é o primeiro estado da Federação a divulgar as páginas, os Portais da Transparência, os Sistemas de Acesso à Informação e ainda os Decretos Municipais que regulamentam a Lei de Acesso à Informação das prefeituras tocantinenses.

O acesso está disponível no endereço http://transparencia.to.gov.br/transparencia-municipios/, onde com um clique é possível visitar a página do município de interesse. Porém dos 139 municípios, constatou-se, conforme levantamento da gerência de Transparência e Combate à Corrupção da CGE, 128 prefeituras com sites institucionais, 112 com Portal da Transparência e apenas 29 com os dois sistemas de Informação ao Cidadão e Ouvidoria.

Além de divulgar esses sites, a CGE, apoia e visa motivar os gestores municipais a se adequarem à Lei de Responsabilidade Fiscal e Transparência. “E tenham ciência da importância destes instrumentos de transparência para as suas ações”, completou a gerente de Transparência da CGE, Kátia Barcelos.