Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Depois de alcançar milhares de crianças e adolescentes em escolas públicas da Capital, bem como da zona rural, as atividades da Temporada Popular de Teatro Tocantinense, realizada pelo Instituto Social do Tocantins (Isto), irão se concentrar no Memorial Coluna Prestes, na Praça dos Girassóis. Foram seis apresentações entre a última segunda-feira, 28 e essa quinta-feira, 01.

Mais de duas mil crianças e adolescentes estiveram na plateia dos espetáculos da Temporada. “Encerramos a programação nas escolas com uma satisfação imensurável. Cada olhar atento e suas expressões durante as encenações são o retorno do que propusemos com a Temporada Popular de Teatro Tocantinense: entreter e ensinar por meio das artes cênicas”, avalia o representante do Isto, Nival Correia.

Já no teatro de bolso do Memorial Coluna Prestes, a programação segue até a próxima segunda-feira, 05. Serão outras seis atividades – além do grupo convidado Cenaberta que se apresenta no Sesc -, iniciando com a apresentação do espetáculo “Zé”, nesta sexta, às 19h30 e encerrando na tarde de segunda-feira, 05, com o II Encontro de Teatro Tocantinense.

Conforme o representante do Isto, esta segunda etapa das atividades da Temporada é uma forma de oportunizar ao grande público conhecer os talentos locais, já que companhias de todo o Estado participam do evento. “A Praça dos Girassóis, onde fica o Memorial Coluna Prestes, é um local acessível para todas as regiões da cidade e vai facilitar essa integração de espectadores e atores”, diz Nival Correia.   

Proximidade do público que começa pelo espetáculo desta sexta, “Zé”. A peça que imortaliza situações do cotidiano de José Gomes Sobrinho é um espetáculo de rua, que será encenado em frente ao Memorial Coluna Prestes. E durante os 40 minutos de interpretação, cinco atrizes interagem com o público por meio dos textos e músicas do poeta.

II Encontro do Teatro Tocantinense

O II Encontro de Teatro Tocantinense será realizado na segunda-feira, 05, às 14h30, no teatro de bolso do Memorial Coluna Prestes e contará com a presença de produtores, atores, atrizes e técnicos de teatro de todo o  Tocantins.

Com a criação e discussões sobre a consolidação da Fetet (Federação de Teatro do Tocantins), no I Encontro em 2014, agora a intenção é abordar o que os promotores das artes cênicas do Estado almejam e como farão para alcançar os objetivos da classe artística. “Vamos falar sobre as produções culturais existentes no Estado, assim como a circulação e a fruição de espetáculos produzidos aqui. Será um ambiente de intercâmbios de ideias e de aproximação entre os grupos e seus integrantes”, informa Nival Correia.

Temporada

Realizada entre os dias 28/09 e 09/10, em Palmas, a Temporada Popular de Teatro Tocantinense traz a Palmas 11 companhias de teatro de várias regiões do Estado que se dividem em apresentações em escolas públicas da Capital e no Memorial Colunas Prestes.  Cerca de 100 artistas, entre atores, produtores culturais, músicos e oficineiros estão envolvidos na Temporada.

O projeto é idealizado pelo ator e produtor Nival Correia através da Spatium Arte e Cultura, conta com o apoio da MZN Filmes, Agência Municipal de Turismo e tem patrocínio da Caixa Econômica Federal, através do Programa CAIXA de Apoio a Festivais de Teatro e Dança, e da Secretaria de Cultura do Tocantins via Prêmio Funcult Arnaud Rodrigues 2013, de Apoio ás Artes Cênicas no Tocantins.