Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Escondidinho, Maria Isabel, filé, postas empanadas, tortas, quibe, almôndegas, panquecas, farofa, caldo e pirão. Essas foram algumas das receitas elaboradas por um grupo de pescadores artesanais, em sua maioria mulheres, durante a capacitação sobre beneficiamento e elaboração de pratos à base de peixe, promovida pelo Instituto de Desenvolvimento do Rural do Tocantins (Ruraltins), Miracema do Tocantins.

O curso, que teve início na quarta-feira, 30 de setembro, foi encerrado na sexta-feira, 02, com um momento de degustação das preparações. 

De acordo com a economista doméstico e extensionista do Ruraltins, Carina Géssika Irineu do Monte, alunos de escolas estaduais, municipais, professores, empresários e representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), além de pessoas da comunidade, estiveram presentes e aprovaram os pratos. “Para os participantes, o curso serviu para aprimorar os conhecimentos no que se refere ao preparo de diferentes receitas, além de aprenderem a aproveitar o peixe de forma integral. Esse foi um momento de descontração, interação e de muito aprendizado”, afirma a extensionista. 

A capacitação integra a programação da XII Semana Nacional do Peixe, promovido pelo MPA, que vai do dia 28 de setembro a 16 de outubro, da qual o Ruraltins é parceiro, e teve como objetivo incentivar a diversificação e o consumo do pescado.  

De acordo com a facilitadora do curso e bióloga do Ruraltins, Cássia Bento, os participantes, integrantes da Colônia de Pescadores Profissionais Artesanais Z16 de Miracema e Tocantínia (Copemito), além de aprenderem a preparar receitas, receberam ainda, orientações sobre as boas práticas de manipulação e sobre cortes especiais, como filetagem, seleção, armazenamento e congelamento. 

Os mesmo pratos produzidos durante a capacitação estarão disponíveis a degustação durante a festa em comemoração a Semana Nacional do Peixe, que será realizada no dia 10 de outubro, a partir das 20h, na feira coberta de Miracema.