Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

 Cursos estão sendo oferecidos através de parceria firmada entre a Etsus e o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês

Cursos estão sendo oferecidos através de parceria firmada entre a Etsus e o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês Foto: Maradona

Foto: Maradona  Cursos estão sendo oferecidos através de parceria firmada entre a Etsus e o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês Cursos estão sendo oferecidos através de parceria firmada entre a Etsus e o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês

Seguem até o dia 30 de outubro as inscrições para cursos de especialização gratuitos oferecidos para profissionais de saúde da rede pública hospitalar do Estado. Os cursos estão sendo oferecidos através de parceria firmada entre a Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (Etsus) e o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês em São Paulo.

São 80 vagas para a especialização em “Gestão de Risco e Segurança no Cuidado ao Paciente” e outras 40 vagas para a especialização em “Gestão da Vigilância Sanitária”, exclusivas a profissionais que tenham o perfil voltado para o trabalho em equipe, postura ética e colaborativa com as necessidades da sociedade, além de aprofundarem, de modo crítico e reflexivo, o conhecimento cientificamente produzido nas áreas de gestão, saúde e educação, e que sejam indicados, respectivamente, pelos hospitais sob gestão estadual, Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas e diretorias de Vigilância Sanitária do Estado e municípios. Ambos os cursos têm carga horária de 360 horas/aula.

As inscrições dos profissionais com o perfil requerido pelos cursos serão realizadas em link disponibilizado pelo Instituto Sírio Libanês, cabendo à Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde, Superintendência de Vigilância, Promoção e Proteção à Saúde e Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas, a articulação com as unidades onde os profissionais indicados estão lotados. A previsão é de que até o dia 13 de novembro sejam divulgadas as listas de selecionados. A abertura dos cursos está programada para acontecer em 25 de novembro.  Conforme a técnica da Etsus, Raimunda Fortaleza, 80% dos encontros dos cursos são presenciais e irão acontecer em Palmas.

Segundo a superintendente estadual de Educação na Saúde e Regulação do Trabalho, Márcia Valéria Santana, o curso de Gestão da Vigilância Sanitária tem vagas prioritariamente destinadas para técnicos da Vigilância Sanitária, enquanto a especialização em Gestão de Risco e Segurança do Paciente tem como público-alvo enfermeiros e farmacêuticos atuantes na rede pública hospitalar, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O secretário estadual de Saúde, Samuel Bonilha, informou que o principal propósito desses cursos é a qualificação dos serviços públicos através do aperfeiçoamento de profissionais de saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS).