Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado federal Carlos Henrique Gaguim (PMDB), nessa terça-feira, 06, usou a tribuna da Câmara dos Deputados para solicitar novamente ao Governo do Estado do Tocantins que providencie o conserto imediato da única máquina de radioterapia do estado e que está quebrada há mais de um mês.

A quebra da máquina foi citada, inclusive, no jornal“Bom Dia Brasil” da Rede Globo de Televisão e cita o Tocantins como um dos três estados da federação que tem apenas um aparelho de radioterapia para atender toda a população do estado. "Hoje os tocantinenses com câncer que necessitam fazer radioterapia estão sem tratamento e isso é inadmissível. Pra mim isso é falta de gestão", frisou. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê a necessidade de uma máquina para cada 300 mil habitantes. O Tocantins tem aproximadamente 1,5 milhão de habitantes e nesse caso necessitaria de pelo menos 5 (cinco) aparelhos. "Não vou descansar até conseguir arrumar esta máquina de radioterapia. Temos que juntos unir esforços para conseguirmos!”, disse. 

O deputado disse ainda que irá requerer mais duas máquinas para o Tocantins: “Vou requerer mais duas máquinas para o nosso estado junto ao ministério da saúde, pois quando uma máquina quebrar a população terá outras duas máquinas de radioterapia para os enfermos”, afirmou.