Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Heitor Iglesias

Foto: Heitor Iglesias

Como parte da Campanha de Doação Voluntária de Sangue com o tema “Proteja uma vida, doe sangue agora”, que visa manter os estoques dos Hemocentros do Estado abastecidos para o caso de alguma emergência durante os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI), a Unidade Móvel do Hemocentro estará disponível na quinta-feira, 8, das 8 às 12 horas, em frente à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para receber doações dos voluntários que trabalham nas secretarias próximas à Sesau.

Desde a semana passada a equipe de Captação de Doadores percorreu as secretarias sensibilizando e mobilizando servidores públicos para participarem da ação. A orientação do Ministério da Saúde é que seja aumentado em até 20% o número de coletas no período que antecede e durante o evento, percentual que representa uma média de 411 doadores.

A diretora da Hemorrede no Tocantins, Pollyana Gomes, lembra “que é necessário captar um número expressivo de doações visando atender as transfusões do mês de outubro e novembro, além de formar um estoque estratégico”.

A sociedade em geral também pode participar da campanha e ajudar a manter os estoques abastecidos para uma possível emergência, para isso basta procurar uma unidade de coleta mais próxima e fazer a doação nas seguintes localidades:

Hemocentro Regional de Araguaína, Rua 13 de maio, nº1336, Centro, 3411-2915/2916/2917;

Núcleo de Hemoterapia na cidade de Gurupi, Rua 14 de novembro quadra 117, LT 08, Centro, Telefones/Fax: 3312-2237;

Unidades de Coleta e Transfusão de Porto Nacional, Avenida Luis Leite Ribeiro S/N, Centro, Telefones/Fax: 3363-832;

Unidades de Coleta e Transfusão de Augustinópolis, Rua Anicuns, nº 200, Centro, Telefones/ Fax: 3456-1343;

A Unidade de Coleta no Anexo do Hospital Geral de Palmas também receberá doadores.

 Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas tem início no dia 23 de outubro, na Vila dos Jogos, em Palmas, e encerra no dia 1 de novembro, com participação confirmada de 22 países, além do Brasil.