Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Manoel Júnior

Foto: Manoel Júnior

A 4ª Conferência Estadual de Cultura acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), no câmpus de Palmas. A ação tem como tema: “A Construção do Plano Estadual de Cultura, como parte integrante do Sistema Estadual de Cultura do Tocantins” e tem o objetivo de aprovar a minuta de projeto de lei sobre o Plano Estadual de Cultura.

Para o secretário de Estado da Cultura Melck Aquino, a realização da Conferência Estadual de Cultura, é um passo imprescindível para a implementação das políticas culturais no Tocantins. “O Plano Estadual de Cultura é um dos principais componentes para implantação do Sistema Estadual de Cultura, que é o mecanismo que garante ao Estado a possibilidade de acessar recursos do Sistema Nacional. Só no ano passado, o Tocantins deixou de ter acesso a quase 38 milhões de reais”, declarou o gestor.

O processo de construção do Plano Estadual de Cultura foi iniciado ainda em 2010, com a realização de diversos fóruns regionais para mapeamento e diagnósticos das demandas culturais de cada região do Estado. Ainda nesta etapa cada município foi orientado a realizar sua própria conferência de Cultura e eleger seus delegados para participarem da Conferência Estadual. Ao todo foram eleitos mais de 150 delegados municipais.