Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Emerson Silva

Os trabalhos da 4ª Conferência Estadual de Cultura tiveram início nessa sexta-feira, 16, com a palestra do representante do Ministério da Cultura (Minc), Pedro Vasconcellos, com o tema “A Construção do Plano Estadual de Cultura como parte integrante do Sistema Estadual de Cultura do Tocantins”. Delegados municipais e ouvintes assistiram a palestra que iniciou as atividades e o diálogo sobre a cultura do Estado.

Em suas palavras, Pedro Vasconcellos defendeu uma construção do Plano Estadual de Cultura alinhada ao Plano Nacional. “Precisamos discutir ação por ação para potencializar as políticas públicas culturais de cada município, além de integrar municípios, estados e união em um mesmo e único objetivo”, explicou.

Após a palestra, o Gerente de Incentivo e Difusão Cultural da Secretaria Estadual da Cultura (Secult), Piettro Lamonier, guiou a plenária de aprovação do regulamento da Conferência e fez a leitura do regimento. No decorrer da leitura, os delegados puderam propor alterações e pedir destaque ao item que desejavam esclarecimento. Após as sugestões e alterações, o documento foi lido e submetido à aprovação dos delegados presentes.

Dando continuidade às atividades de construção do Plano Estadual de Cultura, os delegados se dirigiram às salas correspondentes aos eixos temáticos que seriam debatidos. Foram oito eixos no total: Fortalecimento e Arranjo institucional; Ampliação e qualificação dos espaços públicos; Criação, difusão e acesso; Formação, produção e conhecimento; Participação social; Território, identidade, reconhecimento e promoção da diversidade cultural; Desenvolvimento sustentável da cultura; Mecanismos de fomento. Com participação igualitária, os delegados debateram sobre as diretrizes, metas e ações de cada eixo, que ao final foram aprovadas e encaminhadas à plenária para aprovação final dos eixos pelos delegados representando sociedade civil e também gestores municipais.

Durante os grupos de trabalho, artistas e representantes municipais discutiram e trocaram experiências sobre a realidade cultural de cada município. 

Representando o município de Lagoa do Tocantins, Jeruza Moraes da Costa afirmou que o evento reavivou a esperança na cultura. “Principalmente no interior temos muita vontade de fortalecer a nossa cultura, mas falta um olhar mais específico e políticas públicas que valorizem os artistas e a Conferência é um momento de fortalecer cada município com ações efetivas”.

Sarau Cultural

Para promover o intercâmbio de saberes culturais e partilhar um momento de descontração, com muita música e arte, foi realizado um sarau cultural com palco aberto onde se apresentaram artistas de várias regiões do Tocantins, como o grupo palmense Sombras do Hip Hop, o grupo Tambores do Tocantins, e músicos como Dorivã, Toninho Borges, Everton dos Andes, Gil Doliath, além de uma roda de capoeira para animar a noite.

A Conferência de Cultura segue até sábado, 17, onde será aprovada a minuta do projeto de lei do Plano Estadual.