Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins) e a Associação dos Notários e Registradores do Tocantins (Anoreg/TO), realiza nesta sexta-feira, 9, o I Seminário de Regularização Fundiária do Estado do Tocantins. A abertura do evento aconteceu às 8 horas no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Palmas e conta com palestrantes dos estados de Goiás, Minas Gerais e Tocantins.

De acordo com o presidente do Itertins, Júlio César Machado, serão discutidos assuntos referentes à regularização de propriedades rurais e urbanas, com intuito de promover a legalidade, a responsabilidade socioambiental e a formatação de um pensamento único em torno dos processos que envolvem as terras do Tocantins.

Segundo o presidente da Anoreg/TO, Valdiram Cassimiro da Rocha Silva, um dos palestrantes do evento, aproximadamente 80 cartorários de todo o Tocantins confirmaram presença, assim como vários responsáveis técnicos, credenciados ao Itertins.

Desse Seminário deverão sair diretrizes tocantinenses para leis de regularização fundiária a serem apresentadas durante o “3º Encontro de Institutos de Terra – Amazônia Legal”, que acontecerá em Palmas, entre os dias 14 e 16 de outubro próximos, com a presença de representantes dos estados da Região Norte, do Maranhão e do Mato Grosso, além dos representantes do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA). O evento culminará na Carta de Palmas, com as diretrizes amazônicas de regularização fundiária, que será entregue pelo governador Marcelo Miranda à presidente Dilma Rousseff e ao ministro Patrus Ananias, do MDA.

O I Seminário de Regularização Fundiária acontece das 8h às 18h, é aberto ao público e as inscrições serão realizadas no local com o apoio da OAB/TO.

Programação:

08 horas

Abertura Oficial do 1º Seminário de Regularização Fundiária do Estado do Tocantins.

09 horas

Palestrante: Valdiram Cassimiro da Rocha Silva - Presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Tocantins (ANOREG/TO)       Palestra:             O SIGEF e o Registro de Imóveis: Aspectos teóricos e práticos

Tópicos:     Aspectos teóricos da certificação e da retificação administrativa de imóveis rurais; a função do INCRA, dos Técnicos credenciados e do Registrador de Imóveis; as atribuições dos diversos atores dos procedimentos de certificação e de retificação administrativa de imóveis; a tramitação do procedimento cartorial, mencionando os documentos e os requisitos formais a serem observados; e, ao final, abordaremos os equívocos comuns no processo de retificação de registro/matrícula de imóveis rurais.

Mediadores:

Heliomar Vasconcelos: Chefe de Cartografia do INCRA

Alex Hennemann:            Presidente da Comissão de Direitos Registral e     Notarial – OAB/TO

Wilton Marcial Arantes:      Inspetor de Recursos Naturais do Itertins

11 horas

Palestrante: Heliomar Vasconcelos: Chefe de Cartografia do INCRA

Palestra:     Os Aspectos Práticos da Utilização do Sistema SGEF e Fiscalização e Titulação – Via SIGEF e Prática do Uso do SIGEF

Mediadores:

Valdiram Cassimiro da Rocha Silva:

Presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Tocantins – ANOREG/TO

 Wilton Marcial Arantes:  Inspetor de Recursos Naturais do Itertins

14 horas

Palestrante: Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves

Palestra:    A Defensoria Pública e a Regularização Fundiária de Comunidades Tradicionais.

Mediadores:

- Valter José de Faria Júnior: Gerente de Regularização Fundiária Urbana da Terrapalmas e Presidente da Comissão de Licitação de Bens Imóveis – COPLI.

- Alex Hennemann: Presidente da Comissão de Direitos Registral e Notarial – OAB/TO

15 horas

Palestrante: Walfredo Antunes de Oliveira Filho: Superintendente de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano de Palmas.

Palestra:       Regularização Fundiária Urbana no Tocantins

Mediador:

Elias Gonçalves de Souza – Gerente de Cartografia do Itertins

16h15min

Palestrante: Edmar Teixeira de Paula Júnior - Presidente da Comissão de Direito Agrário da OAB/GO.

Palestra:    Registro Paroquial no Estado do Tocantins e Arrecadações Sumárias realizadas GETAT.

Mediador:

Renatto Pereira Mota – Assessor Especial do Gabinete da Presidência

17h15

Palestrante: Engº CivilRafael Aves Amorim – Analista de Infraestrutura, Coordenador de Habitação e Regularização Fundiária, Substituto; trabalha na Superintendência do Patrimônio da União no Estado do Tocantins – Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Palestra:     O Papel da SPU-TO na Regularização Fundiária em Áreas da União.

Mediador:

Renatto Pereira Mota – Assessor Especial do Gabinete da Presidência

Edmar Teixeira de Paula Júnior – Presidente da Comissão de Direito Agrário da OAB/GO.

17h45min

Apresentação: Carlos Rafael Lauria Medeiros – Administração de Redes do Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais – Recivil.

Tema:                        Convênio Funcivil e Recivil – Sistema Cartosoft

Funcivil – Fundo Extrajudicial de Compensação da Gratuidade dos Atos de Registro Civil de Pessoas Naturais