Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esquias Araújo/Secom-TO

Foto: Esquias Araújo/Secom-TO

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, realizou nessa quinta-feira, 23, a entrega de 200 títulos definitivos e retificações para agricultores do Loteamento Marmelada, localizado na zona rural de Palmas. 

“Fico feliz em ajudar a população que fez e faz história no nosso Estado. Agora os moradores da comunidade Marmelada são donos de suas terras”, destacou o  governador Wanderlei Barbosa, nessa quinta-feira, 23, durante evento que beneficiou aproximadamente 200 famílias com a entrega de títulos definitivos e retificações para agricultores do Loteamento Marmelada, localizado na zona rural de Palmas. 

A entrega dos títulos ocorreu na Estância Machado, na região de Taquarussu Grande, na Capital, por meio do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins). O governador Wanderlei Barbosa ressaltou ainda a importância da localidade para o Tocantins, sobretudo para Palmas. “Estamos trabalhando de norte a sul do Estado e precisamos reconhecer a população da zona rural da nossa Capital. Eu nasci e cresci nessa região e quero que ela cresça. Os moradores que fizeram e fazem a história do nosso Estado e de Palmas hoje estão titulados”.

Há 15 anos, moradores do Loteamento Marmelada têm buscado a regularização das propriedades na região conhecida como Taquarussu Grande, abrangendo 1.467 hectares de terras. O georreferenciamento e as vistorias realizadas pelos técnicos do Itertins foram fundamentais para a consolidação desse processo, o que segundo o presidente do Itertins, Robson Figueiredo, foi possível graças a importantes parcerias e com o reforço do plano de governo da gestão Wanderlei Barbosa. “Temos vários parceiros, entre eles a Procuradoria-Geral do Estado do Tocantins. Foi um processo longo e a solicitação do Governador foi para ser ágil na concessão desses títulos. Assim, com essa documentação em mãos, o produtor terá a segurança jurídica, deixa de ser posseiro e se torna dono do território, legitimado pelo Governo do Tocantins”, explicou Robson Figueiredo.

Com a regularização, além dos moradores se tornarem proprietários efetivos de suas terras, outras instituições da localidade também receberam a titulação da área, como igrejas e a Escola Municipal Rural Fidêncio Bogo. Um dos beneficiados foi Mário Benício, que não escondeu a emoção em ter, finalmente, o documento de sua propriedade. “Falo em nome de toda a comunidade local, agora somos donos das nossas moradias. Estamos muito gratos ao governador Wanderlei Barbosa, pois somos testemunhas que ele tira os planos do papel”, declarou o morador titulado.

Mutirão do Crédito Rural

O Governo do Tocantins também anunciou, durante a entrega dos títulos,  por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), o lançamento do Mutirão do Crédito Rural. O Mutirão ocorrerá em todos os escritórios locais do Ruraltins de 27 a 30 de novembro, proporcionando atendimento técnico e oportunidades de acesso a linhas de crédito para os produtores, visando aumentar e aprimorar sua produtividade.

Essa iniciativa é especialmente relevante, uma vez que, com o título da terra em mãos, os produtores podem acessar as linhas de crédito disponíveis, possibilitando investir em novos equipamentos, expandir a produção e melhorar a infraestrutura de suas propriedades. O presidente do Ruraltins, Washington Ayres, afirmou que o Governo dará todo o suporte para os produtores, sendo o grande facilitador entre as instituições financeiras voltadas para a agricultura local. “Estaremos com todas as nossas unidades à disposição dos produtores rurais. O principal critério é que esse produtor tenha o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) , que também é feito pelo Ruraltins, assim poderemos dar toda atenção a essas pessoas e cumprir com as demandas do Plano Safra 2023/2024, concedendo as linhas de crédito para os nossos produtores”, afirmou Washington Ayres.

Edivá da Conceição Alves também recebeu a titulação de sua propriedade no Loteamento Marmelada. Morador da região há mais de 30 anos, o produtor rural está duplamente feliz, já que com a documentação de sua propriedade pode negociar linhas de crédito rural, por meio do mutirão de crédito. “Essa foi a melhor coisa que me aconteceu; recebi das mãos do governador Wanderlei Barbosa o documento da minha terra. Agora posso ir ao banco e conseguir as coisas de forma mais simples e fácil, estou muito feliz com a atenção do Governo do Tocantins”.

Participaram do evento com o governador Wanderlei Barbosa o pai do chefe do Executivo e primeiro prefeito de Palmas, Fenelon Barbosa; a senadora Dorinha Seabra; o deputado federal Ricardo Ayres; deputados estaduais; secretários de Estado, vereadores de Palmas e demais autoridades. (Secom/TO)