Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Nos dias 13 e 14 de outubro, 1.263 policiais militares realizam provas da segunda etapa dos cursos Especiais de Habilitação de Cabo - CEHC, Habilitação de Sargento - CEHS e Aperfeiçoamento de Sargento – CEAS.

O objetivo é desenvolver nos participantes competências, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho profissional policial militar em suas esferas de atribuições, além de estimulá-los à autonomia intelectual para que possam articular saberes, procedimentos e atitudes pautadas no compromisso ético de bem servir à sociedade tocantinense.

Os cursos são iniciativa do Comando Geral da Polícia Militar com aval do Governo do Estado por meio da Lei 2978, de 08 de julho de 2015.

As atividades de ensino foram realizadas na modalidade à distância, tendo como parte presencial a aplicação das avaliações, as quais estão sendo realizadas na própria Unidade do aluno. Todo o material pertinente ao curso foi disponibilizado para download na intranet da PMTO e nas Unidades Policiais Militares.  Assim, o aluno teve autonomia para gerenciar seu estudo e acessar os conteúdos a qualquer tempo e local. A primeira etapa aconteceu de 06 a 09 de abril, onde 1.530 policiais militares foram avaliados.

Para o comandante Geral da Polícia Militar, coronel Glauber de Oliveira Santos, “esse é mais um importante passo para consolidar a carreira do militar praça, em que todos estarão aptos a crescerem profissionalmente por seus próprios méritos. Destaca-se que esta é a primeira vez que Polícia Militar realiza uma ação dessa natureza com tamanha proporção, quase sem custos, mobilizando cerca de 3 mil policiais militares em todo o Tocantins. É necessário destacar que os cursos não modificam a antiguidade dos concluintes, conferindo-lhes apenas a condição de aptos ou inaptos”, ressalta o comandante.

De acordo com a cabo da Polícia Militar Joelda Marley Aires da Silva essa foi uma iniciativa muito bem-vinda, pois tem proporcionado a regularização dos quadros da entidade. “Através desses cursos os militares poderão se capacitar e se habilitarem dentro de suas carreiras de forma justa e equânime. Avalio como sendo muito positiva a realização desse processo como um todo, pois trouxe uma melhor organização para nossa carreira e uma maior transparência”, frisou a militar.