Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

Com o objetivo de aproximar a Ciência e a Tecnologia da população, o Governo do Estado, por meio da Agência Tocantinense de Ciência, Tecnologia e Inovaçao (Agetec), promove na segunda-feira, 19, às 19h, na Católica do Tocantins, a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2015, que no Tocantins acontecerá no período de 19 a 23 de outubro. A palestra de abertura será ministrada pelo consultor de empresas nacionais e internacionais, Flávio Rosário, especialista em Inovação, Tecnologia e Mídias Sociais. A palestra é gratuita e aberta ao público.

A partir de terça-feira, 20, a programação reunirá inúmeras atividades na Capital e em diversos municípios do Estado. Em Palmas, alunos do ensino médio participarão de visitas guiadas aos laboratórios da Unitins Agro que compõem agroecologia, biodiversidade, entomologia, herbário, hidrologia, solos e sementes. Haverá também visita à usina hidrelétrica de Lajeado e a subestação de energia de Miracema.

Na Católica do Tocantins haverá exposições como apresentação da célula de combustível de hidrogênio, levitação, robôs, geradores de Vandergraff, exposição de esqueletos de animais, demonstrações dos drones usados na agricultura dentre outras. Também haverá palestras e oficinas sobre competição tecnológica de braços mecânicos, campeonato de games, e protótipos dentre eles, de um avião jato construído com garrafas pet, uma hidroelétrica e seu funcionamento, casa mostrando racionalização de energia, acionamento de lâmpada por celular, botão liga-desliga e medidor de temperatura, trena eletrônica e sensor de proximidade com infravermelho.

Ainda no dia 20, acontecerá na Ulbra, a abertura oficial da Feira de Ciências e Tecnologia – FECIT 2015. Já na Católica acontecerá a Semana Universitária com a “V Jornada Científica e de Extensão”, quando haverá palestra como o tema “Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta”, ministrada pela Embrapa. Também será destaque o Ciclo de palestras “Desenvolvimentos de aplicações móveis governamentais” e ”SOS 193”, que serão ministradas pela PM do Tocantins, além da apresentação do aplicativo “TruduzÍndio”, assunto ministrado pelo professor da UFT, George Brito.

Para a quarta-feira, 21, os visitantes poderão participar de atividades como competição tecnológica “Carrinho de Rolimã”, na Av. Teotônio Segurado, em frente ao Espaço Cultural. Também haverá oficinas no Laboratório Criativo de Leitura e Tecnologia, além de Roda de Conversa sobre os Direitos Humanos, ministrada por representantes da Secretaria de Defesa e Proteção Social. O público poderá conferir também oficinas promovidas pelo Senai, entre elas sobre a “Prática de Fusão de Fibra Óptica”.

Entre as atividades de quinta-feira, 22, a Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (ETSUS-TO), irá proferir palestra como tema “Judicialização”. No interior do estado estão confirmadas atividades nos municípios de Alvorada, Araguacema, Colinas, Cristalândia, Dianópolis, Guaraí, Natividade, Gurupi, Pedro Afonso, Porto Nacional, Taguatinga, Tocantinópolis e Araguaína.

A programação de sexta-feira, 23, contará com apresentação de projetos de conscientização ambiental, que acontecerá no Senai do município de Araguaína. Já no Sesi daquele mesmo município ocorrerá o Torneio de Robótica. Na Unirg de Gurupi, o visitante poderá acompanhar a I Semana Nacional de C&T Integrada de Gurupi, que contará com o Workshop Ciência da Computação e palestra com o tema “Bioinformática”.

Ainda em Gurupi, o IFTO irá contemplar os alunos e visitantes com atividades práticas de ensino no curso de Licenciatura em Artes Cênicas, mostra de pesquisas de docentes, trabalhos do PIBID (Poster),  exposição de equipamentos de laboratórios de edificações, experimentos de resistência de materiais, além de materiais expressivos (máscaras, fantoches e desenhos). Em Palmas de 21 a 23 de outubro, a Unitins apresentará a comunidade acadêmica e aos visitantes, a V Semana Acadêmica do Câmpus de Palmas, que terá como temática “Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Humano”.

Desenvolvimento tecnológico

O tema da 12ª SNCT será "Luz, Ciência e Vida", a escolha se baseia em decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico. O Ano Internacional da Luz é uma iniciativa mundial que vai destacar a importância da luz e das tecnologias ópticas na vida dos cidadãos, assim como no futuro e no desenvolvimento das sociedades de todo o mundo.

Parceiros

A Semana é promovida pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, que, por meio das instituições parceiras, visa à popularização da ciência no País. São parceiros da Agetec na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2015, a Embrapa, Investco, Eletrobrás/Eletronorte, Prefeitura de Palmas, Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, Policia Militar, Ceulp/Ulbra, Católica do Tocantins, Etsus, Senai, SESI, Unitins, Secretaria de Defesa e Proteção Social, Sebrae, UFT, Unirg, IFTO, Prefeitura de Gurupi,  Hemorrede, Colégio Ideal e ONG Casa da Árvore.

Por: Redação

Tags: Agetec, Flávio Rosário