Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Educação Científica, Educação Empreendedora e Habitats de Inovação são os três projetos que integram o Inova Gurupi, um plano estratégico que visa o desenvolvimento educativo e tecnológico pela implantação de um Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo. O projeto Inova Gurupi será lançado nessa quinta-feira, 22, na abertura da I Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Integrada de Gurupi, que será realizada de 22 a 23 de outubro no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

O Inova Gurupi é uma iniciativa da prefeitura do município, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo, e envolve o Centro Universitário Unirg, Universidade Federal do Tocantins (UFT), IFTO, e Sebrae. O projeto tem ações integradas com a finalidade de potencializar a geração de conhecimento e promover o desenvolvimento econômico e social nas áreas de vocação da região.

As ações são de curto, médio e longo prazo. Segundo a vice-coordenadora do projeto Inova Gurupi e professora da Unirg, Adriana Terra, em 2016 já começa a ser implementado por meio do Sebrae, o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que irá atender crianças a partir de seis anos de idade.

“A proposta é despertar na criança o comportamento empreendedor já no ensino fundamental para que ele pense em ideias de negócios. Inicialmente os professores de uma escola pública serão capacitados e irão trabalhar com as crianças no cultivo e desenvolvimento de produtos com plantas”. Outras ações também irão beneficiar alunos do Ensino Médio no IFTO e Superior, com acadêmicos da Unirg, UFT e IFTO.

Outro foco do Inova Gurupi é a criação de ambientes de inovação, com a implantação das incubadoras de empresas na UFT (Biotecnologia) e na Unirg (base mista), além da Plataforma de Inovação (IFTO) e dos Espaços de inovação. Os editais das incubadoras serão lançados durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Integrada de Gurupi.

“Quanto tivermos toda a estrutura formada, Gurupi terá condições de ter um Parque Tecnológico Aberto. A previsão é de isso ocorra em 2018”, explica a professora Adriana.

A integração entre as Instituições de Ensino Superior que promovem pesquisas, a área empresarial e o Poder Público têm demonstrado maior eficiência para o fortalecimento e desenvolvimento econômico e social. “Trabalhando de forma integrada poderemos otimizar espaços, recursos humanos, e utilizar de forma mais eficaz os equipamentos disponíveis. Com esse movimento, as instituições poderão conhecer as suas forças e potencializar a cooperação com o fortalecimento da região”. 

Segundo Terra, o Inova traz perspectivas importantes, pois é um plano de desenvolvimento de governo, que está induzindo a criação de uma política pública que vai redimensionar a capacidade científica de formação profissional qualificada.

“É necessário promover condições para que todas as pessoas ingressem no ensino fundamental e estudem até a pós-graduação. Não podemos mais perder capital intelectual para o mundo da marginalidade, pois hoje Gurupi dispõe de escolas e instituições de ensino superior capazes de formar bons profissionais. Gurupi será uma referência mundial em ciência e tecnologia e uma referência no desenvolvimento de capacidade humanas. Parece ser ousado, mas é nisso que acreditamos”, finaliza Adriana. 

Semana Nacional

 O evento tem a finalidade de aproximar a ciência da comunidade local, com atividades promovidas por alunos e professores do IFTO (Gurupi e Formoso do Araguaia), UFT e Unirg. Está confirmada a participação dos cursos de Ciência da Computação/Sistema para Internet, Engenharia Civil, Fisioterapia, Jornalismo, Pedagogia, Letras, Educação Física, Farmácia, Direito, Administração e Enfermagem da UnirG.

"A realização do evento representa um avanço significativo para Gurupi e região. É um marco que mostra novas possibilidades de parcerias nas áreas educacional, econômica e cultural, e um modelo de gestão pública colaborativa que com certeza contribuirá para o desenvolvimento regional”, destacou a reitora do Centro Universitário Unirg, Drª Lady Sakay.

Na programação estão previstas palestras, oficinas, workshops, exposições, atrações culturais, praça de alimentação e outros. No dia 22 o evento será das 16 às 22 horas e na sexta-feira, 23, das 8 as 12 e das 14 às 22 horas. A entrada é franca.