Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O movimento “Sem Mudança, OAB não Avança” registrou, nesta quinta-feira, 22 de outubro, a chapa OAB Protagonista que vai disputar as eleições da OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins), marcada para o dia 25 de novembro.

Única chapa de oposição na disputa, OAB Protagonista é encabeçada por Walter Ohofugi, 50 anos. A ideia do grupo é uma mudança radical na forma como a OAB é gerida, retomando o protagonismo da instituição que é comandada pelo mesmo grupo nos últimos 21 anos.

“Isto é só o começo da nossa caminhada. Muita gente disse que não chegaríamos a registrar a chapa sem acordos e aqui estamos. Essa é ponta do Iceberg que vai aparecer na sua totalidade. E estamos aqui para fazer uma mudança radical, sim, queremos mudar radicalmente a forma como a OAB é gerida. E também será uma mudança ideológica, pois pensamos bem diferente do que vem sendo aplicado no atual modelo”, disse Ohofugi, antes de ser aplaudido pelas mais de 70 pessoas que estiveram presentes no registro da chapa.

O registro de chapa teve carretada dos apoiadores de Ohofugi, gritos de guerra (“OAB, urgente, Walter presidente”) e fogos de artifício.

Protagonista

O nome da chapa foi escolhido por que o grupo pretende retomar o protagonismo da entidade. Conforme os advogados que fazem parte da chapa, a OAB, nos últimos 21 anos, está afastada das grandes questões da sociedade e vem perdeu espaço perante a população. Outra diretriz da chapa é a defesa intransigente do trabalho dos advogados que, atualmente, é o personagem menos respeitado dentro do direito.

“Esse movimento veio para ser protagonista. Uma OAB que vai sim ser atuante e estar presente nos grandes temas da sociedade. Teremos uma OAB combativa e sempre preocupada com as prerrogativas da sociedade”, salientou Ohofugi.