Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Ademir dos Anjos

Foto: Ademir dos Anjos

Em clima de festa a Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto) homenageou na noite dessa quinta-feira ,22, em Palmas, o governador Marcelo Miranda e mais onze empresários de vários segmentos. Todos receberam a Medalha da Ordem do Mérito Industrial e diploma, maior comenda concedida pela instituição, destinada a personalidades que contribuem com o desenvolvimento e fortalecimento da indústria tocantinense.

“Foi um trabalho de difícil escolha para a comissão de avaliação pela qualidade das empresas do segmento industrial do nosso estado, que se tornam ainda mais merecedoras se considerarmos as dificuldades do cenário atual”, afirmou Roberto Pires, presidente do Sistema Fieto, ao iniciar a solenidade de entrega da comenda. E prosseguiu. “As pessoas aqui presentes geram milhares de empregos diretos e indiretos, e juntamente com todo o segmento da indústria tocantinense são responsáveis por boa parte das divisas que fazem nosso estado avançar”.

Pires destacou ainda que o Tocantins está se industrializando de maneira diversificada, embora não seja na velocidade desejada, e que o caminho mais curto para o desenvolvimento econômico é a indústria da transformação, que agrega valor a matéria-prima e gera riquezas. Sobre o cenário nacional, disse que a insegurança jurídica, a burocracia asfixiante, infraestrutura precária, legislação trabalhista arcaica, juros elevados e a alta carga tributária, o famoso custo brasil, continua penalizando quem emprega e gera renda no país. Ele criticou a ausência de reformas e lamentou que a crise econômica continua afetando diretamente o segmento industrial, reduzido sua participação no PIB e colocando em risco o emprego de milhões de brasileiros.

Um dos agraciados da noite, o governador Marcelo Miranda, último a receber a comenda, falou da importância da honraria, mas reconheceu que ela aumenta ainda mais sua responsabilidade e reforça seu compromisso com o Estado. “ É uma honra ser inserido na galeria de ilustres homens e mulheres que contribuíram para o desenvolvimento industrial do Tocantins”, disse, acrescentando que o desafio de seu governo é fortalecer a indústria, apoiando as que já existem e também as que estão chegando.

Também receberam a Medalha da Ordem do Mérito Industrial e diploma o empresários Antônio João da Silva, Elias Chaves da Silva e Paulo Chaves da Silva (Durax), Wanderlei Cichelero, Diversino Dalla Rosa e Edson Alves da Costa e Renato César Sardinha (Kokar), Jeremias Demito (Grupo J. Demito), José dos Santos Carneiro (Frango Norte), José Eduardo Guimarães Motta (Fertilizantes Tocantins), José João Stival (Cooperfrigu), José Nivaldo de Oliveira (CDA), Granol, Sauer Favilla Costa (Pão da Hora), Wilmar Oliveira de Bastos (EHL) e Marcelo Miranda.