Esporte

Foto: Divulgação

O Canadá foi escolhido para sediar a segunda edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI), em 2017. O anúncio foi feito pelo articulador da primeira edição dos jogos, Marcos Terena, na Vila dos Jogos. Terena passou o comando dos JMPI ao líder da etnia Cree, do Canadá, Willy Littlechild.

O canadense se mostrou honrado com a decisão e disse que anunciará a cidade e data exatos após uma cerimônia sagrada em seu país. “Faremos uma cerimônia sagrada. Depois dessa cerimônia, anunciaremos a data e o local exatos. Mas já convido vocês para participar dos segundos jogos mundiais dos povos indígenas.”

Littlechild agradeceu a hospitalidade do povo brasileiro e informou que estará pronto para receber a todos em 2017. “Sei que tenho apoio dos irmãos dos Estados Unidos. Poderemos receber vocês com a mesma honra e alegria com que fomos recebidos”. O líder indígena disse ainda que o “sonho” de organizar o evento existe desde 1977, quando um líder espiritual brasileiro lhe deu essa missão.

Terena acrescentou que será criado um Conselho Internacional Indígena dos Jogos Mundiais e a sede desse conselho será no Brasil. “Tem uma grande discussão, mas sempre existe um consenso entre os índios. Fiquei na dúvida de anunciar, mas eles pediram para eu anunciar. E para que a sede do conselho seja no Brasil”, afirmou Terena.

O Canadá foi escolhido após dois dias de reuniões entre várias lideranças indígenas. Os encontros foram fechados e ocorreram nas escolas onde as delegações estrangeiras estão hospedadas em Palmas.

Segundo Terena, alguns líderes queriam que o evento continuasse no Brasil, mas ele optou por levar os jogos para outra fronteira. “Muitos queriam que os jogos continuassem no Brasil, mas precisamos sair um pouco daqui, dessa estrutura que nos fez usar crachás e não nos permitiu curtir a abertura e os jogos com alegria e satisfação."

Os primeiros JMPI serão encerrados neste sábado, 31. Foram realizadas as finais do futebol masculino e feminino. Também estão previstas as finais de canoagem, arco e flecha e cabo e força.

O evento foi aberto na sexta-feira (23) e contou com boa presença de público na sexta-feira (23) e contou com boa presença de público na Vila dos Jogos e na Arena Verde, que sediou a maior parte das provas. Os jogos contaram com povos de 24 países e quase 2 mil atletas. (EBC)