Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Abreu Júnior

Mateus Maurício, Mateus Lamas, Ivo Oliveira e Daniel Marlon foram os vencedores da etapa estadual do Desafio Universitário Empreendedor, promovido pelo Sebrae Tocantins neste fim de semana. A etapa nacional da competição acontece em Brasília de 4 a 8 de dezembro. Os vencedores ganharam, além do troféu, um smartphone Samsung Galaxy S5.

Depois de competirem na etapa virtual, os estudantes participaram da etapa estadual presencial onde os que conquistaram as quatro maiores pontuações se credenciaram para etapa nacional. Um dos vencedores, Mateus Lamas informou que não terá disponibilidade para participar. A vaga foi, então direcionada ao quinto colocado, João Filipe Becker. “Foi uma surpresa incrível e que eu nunca esperava. Essa é a primeira de muitas vitórias. Aqui eu adquiri mais conhecimento e aprendizado que levarei para sempre”, disse ele ainda comemorando a conquista.

Segundo a gestora estadual do desafio e analista técnica do Sebrae, Vanlucy Oliveira, a competição tem objetivo de estimular atitudes empreendedoras nos jovens por meio de uma série de atividades, que vão desde jogos virtuais a cursos de capacitação presenciais. “Os estudantes tiveram a oportunidade de receber conhecimentos e ideias inovadoras que eles podem desenvolver no mercado de trabalho”, detalhou ela.

Competição

Estudantes de nível superior de instituições públicas e privadas, de qualquer curso, realizaram tarefas de simulação da gestão de uma empresa, buscando soluções criativas para os desafios apresentados. A partir das atividades desenvolvidas, os competidores somavam pontos com a participação em atividades educacionais oferecidas pelo Sebrae e pelas universidades e também por meio de menu de jogos online.

Na etapa nacional, as 27 equipes apresentarão uma ideia de negócio, das quais 10 são selecionadas para serem apresentadas à banca de jurados, geralmente composta por empresários e consultores. Ao final, a pontuação é analisada e as três equipes vencedoras são anunciadas. A equipe classificada em primeiro lugar recebe tablets, troféu e viagem internacional de 10 dias com tudo pago para missão técnica em um país considerado referência em empreendedorismo, inovação e tecnologia. As equipes que ficarem em segundo e terceiro lugares recebem tablets, troféu e viagem nacional de sete dias, para missão em Estado considerado referência em empreendedorismo.