Campo

Foto: Divulgação

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais e das famílias que moram nos municípios da região Sudeste do Tocantins, constantemente afetada por secas e estiagens prolongadas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR-TO) está construindo, durante este mês de novembro, em parceria com o Sebrae e prefeituras municipais, barragens subterrâneas em propriedades rurais que são atendidas pelo Programa Sudeste Empreendedor – Travessia Seca.

A primeira barragem subterrânea a ser construída foi no município de Taguatinga, no Projeto de Assentamento São Miguel, nos dias 05 e 06, e em seguida São Salvador, nos dias 12 e 13. Também vão receber as barragens o município de Jaú do Tocantins nos dias 16 e 17, no Projeto de Assentamento Volta do Rio, na Chácara Santa Luzia, e nos dias 18 e 19 na Fazenda Boa Esperança.

O técnico do Programa Travessia Seca, Cecilon Pereira Pimentel, destaca a importância de apresentar tecnologias simples ao homem do campo, mas que sejam eficazes e capazes de transformar a vida dos produtores rurais. “A construção de barragens subterrâneas é um excelente exemplo de que podemos produzir tecnologia utilizando materiais básicos como a lona, a brita e o cimento, e alcançando ótimos resultados”, disse Pimentel.

A superintendente do Senar Tocantins, Rayley Luzza, explica que a construção das barragens subterrâneas cumpre o papel de garantir a sustentabilidade do homem do campo, para que ele viva bem e consiga superar os problemas causados pela seca nesta região do Tocantins”, reafirmou, destacando que o Senar e seus parceiros, a exemplo do Sebrae, tem o compromisso de criar alternativas viáveis para melhorar a vida do produtor rural contribuindo com o aumento efetivo de sua produção.

Programa Sudeste Empreendedor 

Criado em outubro de 2013, o programa foi apresentado para mais de dois mil produtores rurais dos 27 municípios da região Sudeste do Tocantins durante o 1º Seminário Técnicas e Alternativas para Conviver com a Seca.

Atualmente o programa atende mais de mil produtores rurais, promovendo a competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos rurais desta região por meio do fomento à inovação, ao empreendedorismo e a difusão das tecnologias sociais, de produção, gestão e boas práticas de convivência com a seca.

A tecnologia

O objetivo da barragem subterrânea é barrar (interceptar) a água da chuva que escoa na superfície e dentro do solo (fluxo de água superficial e subterrâneo) através de uma parede (septo impermeável) construída transversalmente com relação à direção das águas. A água proveniente da chuva se infiltra lentamente, criando e/ou elevando o lençol freático, que será utilizado posteriormente pelas plantas. Esse barramento faz armazenar água dentro do solo com perdas mínimas de umidade (evaporação lenta), mantendo a terra úmida por um período maior de tempo, até quase fim do período seco.