Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Para Hiram Gomes, garantir a prevenção aos cânceres de mama e de colo de útero é fundamental

Para Hiram Gomes, garantir a prevenção aos cânceres de mama e de colo de útero é fundamental Foto: Esequias Araújo

Foto: Esequias Araújo Para Hiram Gomes, garantir a prevenção aos cânceres de mama e de colo de útero é fundamental Para Hiram Gomes, garantir a prevenção aos cânceres de mama e de colo de útero é fundamental

Iniciativa proposta na Câmara Municipal de Palmas pelo vereador Hiram Gomes (PSDB), a campanha de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, denominada mundialmente de Outubro Rosa, virou Lei e foi sancionada pelo prefeito da Capital, Carlos Amastha.  A partir da sanção do executivo municipal, a campanha será incorporada no calendário oficial do município.

De acordo com o projeto de lei, durante o mês de outubro, órgãos competentes do município passarão a divulgar os direitos assegurados pela Lei 11.664, de 29 de abril de 2008. Este instrumento legal dispõe sobre as ações de saúde que deverão ser garantidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quanto à prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e da mama.

Para o vereador, garantir às mulheres o direito de saber, se prevenir e tratar o câncer de mama e o câncer de colo de útero é assegurar às famílias de Palmas a presença de mães, esposas e filhas. “Devemos sempre garantir que as mulheres de nossa cidade tenham a garantia de tratamentos eficazes e campanhas de prevenção a doenças como estas que, se descobertas em tempo hábil, têm grande margem de cura”, destacou Hiram Gomes.