Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Instituto Nossa Senhora de Lourdes, de Palmas/TO, deu início à campanha de doações #SOS Rio Doce, com o objetivo de coletar doações, principalmente água mineral, para as comunidades vitimadas pelo rompimento das barragens de refugos da Mineradora Samarco, em Mariana/MG.

O deslizamento com rejeitos da exploração de minérios não atingiu apenas distritos do município mineiro, deixando centenas de moradores desabrigados. A lama também chegou a diversas cidades e comunidades às margens do Rio Doce, uma vez que contaminou a água, tornando-a imprópria para o consumo, e ainda provocou a perda da biodiversidade, matando tudo o que existe de vida, inclusive a mata ciliar. Além de tudo isso, prejudicou atividades econômicas da população local, como pesca, plantio, criação de animais e comércio.

Para se ter uma ideia da dimensão do estrago, o governo de Minas Gerais decretou situação de emergência no último dia 17. A medida vai durar pelos próximos 180 dias e envolve 202 municípios mineiros, sendo que, também fazem parte da Bacia do Rio Doce, outras 26 cidades do Espírito Santo.

É realmente o que podemos chamar de catástrofe, tragédia. De acordo com dados divulgados, foram despejados na região 62 milhões de metros cúbicos de lama tóxica – o equivalente a 24.800 piscinas olímpicas cheias. Praticamente um tsunami.

Pensando em tudo isso e como poderíamos ajudar, nós, do Instituto Nossa Senhora de Lourdes (INSL), faremos a coleta de doações até o dia 11 de dezembro. Pedimos a todos que colaborem, principalmente com água mineral. 

O INSL fica na 106 sul, alameda 02, casa 30 (ao lado da Floricultura Renda Portuguesa) e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h. Contatos poderão ser feitos via telefone e e-mail comunicação.insl@gmail.com.

Sobre o INSL

O Instituto Nossa Senhora de Lourdes é uma organização sem fins lucrativos que presta serviços e assistência nas áreas da saúde e desenvolvimento social. Sua missão é contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, ajudando a construir uma sociedade mais justa e solidária, promovendo a paz e a inclusão social, tendo a ética e os valores evangélicos como fundamento.

Dentre os serviços ofertados, o INSL desenvolve projetos de reabilitação física, mental e social. Conta ainda com programas de convivência e cursos de geração de renda, além de também ter espaços equipados para práticas integrativas, como pilates, hidroginástica e hidrobike.

Para saber mais e contribuir com a missão do INSL por meio de doações, acesse o site www.insl.org.br e a rede social da instituição ww.fb.com/INSLPalmas.